Governo de Rondônia
26/04/2024

DESENVOLVIMENTO RURAL

Seminário rural reúne 360 produtores rurais a partir desta sexta-feira em Guajará-Mirim; evento resulta de parceria entre governo e Sebrae-RO

16 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Mais uma etapa do convênio celebrado ano passado entre o governo de Rondônia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO) para disseminar informações e difundir conhecimento e capacitação para um total de 4.320 pequenos produtores rurais será cumprida nesta sexta-feira (17). Trata-se da realização do Seminário Rural de Guajará-Mirim, na sede da Associação dos Miniagricultores da Comunidade Nova Esperança (Amacne), localizada no km 3 da Estrada do Palheta.

Os organizadores do evento contam com a presença de 360 produtores rurais. Este é o numero de público planejado para cada um dos 12 seminários que a Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder) e Sebrae-RO planejaram realizar em igual número de municípios.  No ano passado, eles foram realizados em  Colorado do Oeste, Alvorada do Oeste, Jaru, Espigão do Oeste e Vilhena.

Guajará-Mirim abre o calendário de seminários deste ano. Segundo Eleida Ramos Nogueira, do setor de convênios da Suder, o próximo será realizado em Campo Novo de Rondônia, da próxima quarta (22) à sexta-feira (24). Produtores rurais de Ji-Paraná, Cacaulândia, São Francisco do Guaporé, Nova Mamoré e Santa Luzia do Oeste também serão atendidos neste ano, fechando o cronograma de eventos fixado no convênio 044/2016 – PGE.

O investimento nos seminários é da ordem de R$ 1,628 milhão, valor que teve a aprovação do Conselho de Desenvolvimento de Rondônia (Conder). O colegiado, segundo Eleida, aprovou as propostas de fomento do setor produtivo rondoniense que incluem o Seminário Rural, a Semana do Empreendedorismo, Oficina Sebrae de Empreendedorismo e Promove Varejo.

São três dias de seminário com palestras e oficinas até domingo (19). O objetivo é apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar, especialmente, com ênfase nas vocações econômicas locais. Os palestrantes e oficinas consideram, na programação, aspectos de gestão do empreendimento rural; tecnologia; mercado; legislação e políticas públicas e serviços financeiros inerentes às atividades vinculadas às aptidões econômicas dos municípios, tais como pecuária, pecuária leiteira, piscicultura e cafeicultura.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no local do evento. Para o analista do ponto de atendimento do Sebrae em Guajará-Mirim, Dayan Saldanha, o seminário rural é de grande importância para o setor produtivo local. “É uma oportunidade de transferência de conhecimento, debates sobre gargalos do setor e alternativas econômicas para a região. Além da gestão de suas propriedades e atividades, os parceiros do evento irão levar informações sobre o crédito rural até dúvidas sobre aposentadoria do homem do campo”, afirmou.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo