27/09/2024

NEGÓCIOS E CAPACITAÇÃO

Semana Tecnológica reúne produtores rurais no município de Mirante da Serra

27 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Evento teve 51 expositores na agroindústria e artesanato, além de 40 expositores que apresentaram equipamentos modernos para as atividades no campo

Com o intuito de fomentar a economia local e levar capacitação aos produtores rurais, o Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), iniciou na quarta-feira (25), a 9ª edição da Semana Tecnológica, em Mirante da Serra, região Central do estado.

O evento tem crescido a cada edição, atraindo produtores e investidores de diferentes regiões do estado. A programação contou com rodada de negócios, capacitação técnica, exposição de produtos agroindustrializados, tecnológicos e inovadores à agricultura. De acordo com a gerente local da Emater-RO, Ana Paula Rocha, além de Mirante da Serra, a Semana Tecnológica visa atender, principalmente, os municípios da região do entorno, como Nova União, Urupá, Alvorada do Oeste e o distrito de Jaru, Tarilândia.

“É nítido o crescimento da Semana Tecnológica, gerando um movimento expressivo no município. Nessa edição, o evento conta com 51 expositores na agroindústria e artesanato, além de 40 expositores que montaram seus standes com equipamentos modernos para as atividades no campo. Os produtores também tiveram a oportunidade de participar de capacitações técnicas, acesso às aberturas de linhas de crédito, além de ampliar o networking. Mais um sucesso garantido, por meio do incentivo do governo do estado”, destacou Ana Paula.

Durante a abertura da Semana Tecnológica, o secretário da Seagri, Luiz Paulo enalteceu os esforços dos produtores e destacou a importância do evento para a região. “Essa é mais uma ação estratégica e assertiva do governo de Rondônia, que faz com que o homem e a mulher do campo cresçam cada vez mais em suas diferentes cadeias produtivas”, enfatizou o secretário.

O presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, também esteve presente na cerimônia de abertura e ressaltou o compromisso da entidade com os produtores. “É com muita alegria e satisfação que realizamos mais uma Semana Tecnológica, em Mirante da Serra. Uma empreitada que tem evidenciado cada vez mais os trabalhos dos produtores, fomentando a economia na região. E essa é a atuação do governo do estado, em promover, incentivar e impulsionar as atividades do homem do campo.”

WORKSHOPS

Durante o evento, a Emater-RO realizou workshops e oficinas para capacitar os produtores nas cadeias produtivas do café, cacau, pecuária de leite, agroindústria e psicultura, além dos atendimentos voltados aos programas Peixe Saudável e Degusta Café.

Semana Tecnológica aquece a comercialização dos produtores da agricultura familiar

A área destinada à agricultura familiar contou com a participação de diversos agricultores de diferentes regiões. Pyetro Coelho de Oliveira é do município de Nova União e participa pela segunda vez da Semana Tecnológica. O agricultor produz queijo artesanal juntamente à mãe. Para ele, o evento tem agregado com o aquecimento das vendas de seus produtos e pensa, futuramente, abrir sua agroindústria.

“O evento está crescendo, atraindo mais público, e com isso, as pessoas passam a conhecer melhor o município e nossas produções. Aqui foi uma excelente oportunidade de ampliarmos a nossa rede de contatos e gerarmos mais clientes. Há quase dois anos, eu e minha mãe iniciamos a produção de queijo e com essa evolução, pretendemos abrir a nossa agroindústria. Parabenizo o governo de Rondônia pelo empenho quanto ao incentivo ao produtor rural”, declarou.

RESULTADOS

Em 2023, durante três dias, a Semana Tecnológica fechou com R$ 2 milhões em negócios e R$ 10 milhões de propostas contratadas após o evento. Para esta edição, a expectativa é que o fechamento de negócios ultrapasse de forma significativa. O evento encerra nesta sexta-feira (27).

PARCEIROS
Prefeitura Municipal de Mirante da Serra, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), entidades financeiras.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Gustavo Éder

Agricultura, Governo, Governo Fez e Faz, Mirante da Serra, Municípios, Região Central