Governo de Rondônia
27/04/2024

INCENTIVO A LEITURA

Sejus recebe doação de livros para unidades prisionais de Porto Velho

30 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Os livros serão utilizados por reeducandas para remição de pena pela leitura

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) recebeu a doação de 80 livros da Associação de Jornalistas e Escritoras de Rondônia (Ajeb/RO) e Associação Rotary Internacional, na quinta-feira (28), em Porto Velho.

Os livros foram destinados às reeducandas da Capital com o objetivo de incentivar a leitura e escrita, durante e pós-cárcere. Entre os livros religiosos, poéticos, crônicos e de autoconhecimento, foi apresentado às privadas de liberdade uma coletânea de autobiografias, “Vivências da Amazônia”, escrita por 70 mulheres da Bolívia e Brasil, tendo em sua composição autoras do estado de Rondônia que se fizeram presente na entrega do material.

A presidente e coordenadora da Ajeb/RO, Izabel Cristina, convidou as reeducandas presentes na entrega para serem protagonistas da 2ª edição da coletânea, que será desenvolvida e publicada no ano de 2024. “Já estão convidadas, escrevam suas histórias, mudem de vida, pensem grande e sonhem bastante”, pontuou.

A entrega dos livros aconteceu na biblioteca e sala de estudos da Penitenciária Estadual Suely Maria Mendonça

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, o número de pessoas participando de projetos educacionais cresceu mais de 100% nos últimos dois anos. “Recentemente, o Estado de Rondônia foi destaque em recorde de reeducandos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) e no Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade (Enem PPL)”, ressaltou.

Participaram da entrega dos livros o secretário da Sejus, Marcus Rito; a presidente do Rotary Club, Luciani Aparecida; a presidente e coordenadora da Ajeb/RO, Izabel Cristina; a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Velho, Joanora Neves; a coordenadora da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Silvânia Gregório; a coordenadora Municipal de Mulheres de Porto Velho, Miriam Pereira e a jornalista e escritora, Sonia Guerra


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Fran Carlos Passos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Direitos, Educação, Governo, Inclusão Social, Polícia, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo