Governo de Rondônia
28/04/2024

SALVAR VIDAS

Sejus promove curso de Capacitação Teórica de Acionamento do Serviço de Emergência e Humanização para chefes de segurança

14 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

 

O curso forneceu instruções sobre como se portar nos primeiros dez minutos de uma possível ocorrência emergencial

O curso de Capacitação Teórica de Acionamento do Serviço de Emergência e Humanização para chefes de segurança de unidades prisionais, foi realizado pelo Governo de Rondônia, na quinta-feira (10), por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas já utilizadas pelos profissionais da saúde do sistema prisional. A ação, planejada pela Gerência de Saúde da Sejus – Gesau, teve a parceria da Secretaria de Estado de Saúde – Sesau e Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, por intermédio do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência – Samu e o Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde – Cetas, local onde o curso foi realizado.

O curso forneceu instruções sobre como se portar nos primeiros dez minutos de uma possível ocorrência emergencial, o que fazer e como reagir, preservação do ambiente em emergência, manobras de desengasgo e reanimação cardiovascular. Ministrado pelo médico, Rodrigo Bastos, que atua no Hospital de Base, a capacitação disponibilizou 50 vagas para o quadro de servidores da Sejus.

O governador do Estado, Marcos Rocha afirmou que,  “a capacitação do quadro de servidores do Governo vem sendo uma prioridade. Garante uma melhor prestação de serviços para a população, e na área da saúde é um investimento que salva vidas, seja de um reeducando, um servidor, um visitante na unidade, ou até mesmo um cidadão que esteja em outros locais; caso alguém precise, os servidores estarão aptos para ajudar e agir da forma correta, com todas as técnicas necessárias”.

Atenta às possíveis melhorias nos atendimentos de saúde nas unidades prisionais, a gestora da Gesau, Mirian Muniz destacou que, “é importante estabelecer o fluxo do atendimento de urgência e emergência dentro do sistema prisional, pois em casos da ausência de um profissional da área da saúde, o servidor precisa estar apto para realizar os primeiros cuidados”, pontuou.

O policial penal, Hadaelson Sousa falou sobre a contribuição do curso para a sua vida profissional, “é de extrema importância, pois podemos necessitar de algum desses processos a qualquer momento. Ter essas instruções que visam a segurança nos procedimentos de saúde e atendimentos emergenciais é fundamental, pois salva vidas”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Asseimp Sejus
Fotos: Fran Carlos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo