26/04/2024

Sedam promove ação Conscientizar para Preservar voltada ao Dia Mundial da Água

23 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A ação promoveu a limpeza do canal Santa Bárbara

Em alusão ao Dia Mundial da Água, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam realizou desde domingo (19), em Porto Velho, o Projeto Conscientizar para Preservar, que tem como  objetivo, realizar a limpeza de locais em que os resíduos são descartados de forma incorreta, e promover a conscientização da população que reside nos arredores destes locais. O Projeto foi idealizado pela Sedam, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental – Ceam.

Foram plantadas 40 mudas nos arredores do canal

Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Sedam escolheu realizar a ação voltada à limpeza do canal Santa Bárbara, o famoso “Cai n’Água”.

“No dia 19, as equipes se deslocaram até a Feira do Produtor, uma das mais tradicionais da Capital, localizada nos arredores da margem do canal Santa Bárbara, local que possui uma quantidade de lixo descartado de forma incorreta. As equipes realizaram o trabalho de conscientização com os feirantes e visitantes, orientando e explicando a importância de descartar o lixo de forma correta, e como promover a conscientização do próximo; demonstrando que, com gestos simples, é possível proteger o meio ambiente,” explicou.

O pit stop fez doação aos motoristas e motociclistas

No segundo dia da ação, o trabalho de conscientização continuou no local, tendo como principal foco, os moradores que residem naquela localidade. Foram entregues panfletos em alusão ao Dia Mundial da Água, que foram muito bem recebidos pelos moradores, que atenderam às equipes e se comprometeram de zelar pelo local; entendendo que têm um papel fundamental na preservação do meio ambiente e das nossas águas. Após dois dias voltados ao trabalho de conscientização, o dia 21 foi inteiramente voltado à realização de limpeza e coleta de resíduos, tanto no canal Santa Bárbara quanto em seu entorno. As equipes ficaram responsáveis por este trabalho, que após finalizado, contou com a ajuda de maquinários, que terminaram a limpeza preparando-o  para receber as mudas de árvores.

O último dia de ação do Projeto Conscientizar para Preservar aconteceu na quarta-feira (22), data em que se celebra o Dia Mundial da Água. O dia foi marcado pela solenidade de encerramento, que contou com a presença dos parceiros e dos alunos da Escola Getúlio Vargas. Além da solenidade, a ação foi voltada à doação e plantio de mudas de árvores, que foram plantadas nos arredores do canal Santa Bárbara. A equipe da Sedam realizou, ainda, um pit stop para a doação de mudas na Avenida Imigrantes com a Avenida Rio Madeira, onde foram doadas mudas aos motoristas e motociclistas que passavam pelo local. Dentre as 550 mudas doadas para a realização da ação, 40 foram plantadas nos arredores do canal e as demais foram doadas à população.

As atividades realizadas contaram com a contribuição da Coordenadoria de Recursos Hídricos – Coreh e Coordenadoria de Geociências – Cogeo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Sema,  Secretaria Municipal de Serviços Básicos – Semusb, Caerd, Orquestra Vivara do Corpo de Bombeiros, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Censipam, do 5º Batalhão de Engenharia de Construção, e das empresas Energisa e Solar Coca-cola.

Texto: Jorge Fernando e Lívia Balbino
Fotos: Milton Wanzeller e Frank Néry

Água, Ecologia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde