Governo de Rondônia
28/04/2024

RECUPERAÇÃO

Sedam discute plano de trabalho sobre desativação de lixões a céu aberto no Estado

18 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O objetivo é que ocorra a desativação integral de lixões a céu aberto no Estado

A convite do Ministério Público de Rondônia – MPRO, o Governo de Rondônia, representado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, participou do encontro que reuniu prefeitos e secretários de Meio Ambiente dos 52 municípios, a fim de discutir um plano de trabalho para a interrupção da destinação inadequada de resíduos e recuperação das áreas contaminadas, na quinta-feira (14). O objetivo é que até 2 de agosto de 2024 ocorra a desativação integral de lixões a céu aberto no Estado. A Sedam apresentou a proposta de Gerenciamento de Áreas Contaminadas por Lixões em Rondônia, que busca recuperar as áreas destinadas aos resíduos.  

Sedam apresentou proposta de Gerenciamento de Áreas Contaminadas 

Vale destacar que, nos dias 22 e 23 de agosto, a Sedam realizou um encontro técnico em Ji-Paraná, no qual representantes dos municípios acompanharam a apresentação dos técnicos da Sedam, que expuseram uma proposta para encerramento dos lixões, discutiram as peculiaridades da instalação de benfeitorias em área de lixão, alternativas para os resíduos de galhos e podas, e resíduos da construção civil. 

Na oportunidade, tornaram pública a normativa que regula o encerramento, a remediação e gestão de resíduos sólidos nos municípios, disponível no site da Sedam até o dia 31 de outubro, para apontamentos de críticas, manifestações, sugestões e dúvidas sobre a Nota Técnica. 

Para o governador Marcos Rocha, o encontro demonstrou a preocupação dos municípios em acabar com a disposição inadequada de resíduos. “O Governo do Estado está fazendo a sua parte, reunindo os gestores municipais para discutirem o encerramento dos lixões e apresentando uma normativa, que após discutida pelos municípios, poderá definir as ações adequadas a serem implantadas. Assim vamos melhorar a qualidade de vida da nossa população”, enfatizou. 

COOPERAÇÃO

Segundo o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Marco Antonio Lagos, a cooperação dos órgãos envolvidos no evento foi fundamental para o sucesso do encontro. “Durante o encontro, a Sedam apresentou o Termo de Referência, dando apoio técnico ao encerramento dos lixões. A parceria com outros órgãos e entidades irá contribuir para que possamos acabar de vez com esse mal que prejudica o meio ambiente, poluindo nossos lençóis freáticos e comprometendo nosso solo”, destacou. 

A diretora executiva que representou a Sedam, Ana Gabriela Rover Freitas da Cunha, aproveitou a oportunidade para colocar a equipe à disposição. “A Sedam está de portas abertas e sua equipe pronta para contribuir com todos os órgãos que estão unidos, com o intuito de resolver esse problema em nossos municípios. A consulta pública segue aberta no portal e toda a sociedade deve participar enviando suas sugestões”, disse.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Joyce Salomão
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Água, Capacitação, Cidadania, Ecologia, Economia, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo