Governo de Rondônia
Friday, 24 de September de 2021

AGRONEGÓCIO FAMILIAR

Secretários municipais de agricultura discutem programas Mais Leite a Pasto e Mais Calcário

26 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Consemagri, Governo e prefeituras unidos em prol do agronegócio familar

Consemagri, Governo e prefeituras unidos em prol do agronegócio familiar

Em parceria com o governo de Rondônia, via Secretaria de Agricultura (Seagri), o Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Agricultura (Consemagri), realizou no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná, na quinta-feira (22), às 9h, uma reunião técnica de alinhamento tratando dos procedimentos de dois grandes programas dirigidos ao agronegócio familiar: Mais Leite a Pasto e Mais Calcário.

“Esta reunião veio em boa hora, pois precisamos revitalizar a produção de leite em Rondônia. O programa Mais Leite a Pasto é a maneira mais barata de aumentar a produção e foi pensado para, no mínimo, dobrar a quantidade de leite ordenhado em 667 pequenas propriedades familiares. O pequeno agronegócio é responsável por quase 80% da produção estadual de leite”, explica Marco Antônio Ribeiro, técnico da Seagri, gestor do projeto.

A proposta do Governo é de subsidiar 70%, por meio do programa Mais Leite a Pasto (os outros 30% ficam por conta do beneficiado), em que haverá a recuperação de três hectares de pastagem nas pequenas propriedades, com o uso de calcário e adubos a base de NPK e nitrogenado; divisão do pasto, em quatro ou mais partes, usando cerca elétrica, para que se possa fazer a rotação do rebanho leiteiro, o que permite realizar mais uma ordenha por dia, dobrando a produção (2,4 milhões de litros em 2014) e também aumentar de um para cinco vacas leiteiras por hectare de pastagem.

“O aproveitamento racional da área já ocupada permite aumentar a produção sem que se derrube mais nenhum hectare de mata. Esta parceria entre o Governo, Consemagri, prefeituras, pasteurizadores e os pequenos pecuaristas promete alavancar o negócio do leite, trazendo mais dinheiro para o homem do campo e mais divisas para Rondônia”, poderá Evandro Padovani, secretário da Seagri.

Os recursos de mais de R$ 4 milhões destinados ao subsídio do programa que atenderá a 670 pequenos produtores, nos 52 municípios do Estado, veem do Fundo de Investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Proleite). Os produtores alvo são os que ordenham hoje entre 80 e 100 litros de leite por dia e que passarão a produzir entre 200 e 250 litros diários.

Mais Leite a Pasto e Mais Calcário, dois programas que incentivam a produtividade rual familiar

Mais Leite a Pasto e Mais Calcário, dois programas que incentivam a produtividade rual familiar

Nesta mesma reunião com os secretários municipais de agricultura foram sanadas algumas dúvidas sobre o programa Mais Calcário destinado à agricultura familiar, gerenciado pelo técnico da Seagri, José Carlos Cidade. Já houve adesão de 26 municípios, todos contemplados com mil toneladas do insumo e que iniciaram a retirada gratuitamente na mina de Pimenta Bueno. “Queremos recuperar um hectare de terra de 20.800 pequenas propriedades, em todos os municípios de Rondônia. No ano que vem, vamos dobrar esta oferta gratuita”, garante Padovani.

O presidente da Consemagri, Dionísio Braga, secretário de agricultura e meio ambiente de Alto Alegre dos Parecis, diz que “esta é a primeira reunião dos membros do conselho desde que foi criado. Os técnicos da Seagri responsáveis pelos dois programas, cujo coordenador é o veterinário Júlio Peres, vieram de imediato assim que convidados, para nos instruir sobre as questões legais e operacionais do Mais Leite a Parto e do Mais Calcário”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Ecologia, Economia, Empresas, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Piscicultura, Rondônia, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe