Governo de Rondônia
27/04/2024

HABITAÇÃO

Seas mobiliza por rádio, telefonia e internet, sorteados que ainda não regularizaram documentos para receber chaves de imóveis

25 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Residencial Orgulho do Madeira

Sorteados com documentação atrasada devem fornecê-la com urgência, para receberem chaves de imóveis

A Coordenação de Habitação da Secretaria Estadual de Assistência e do Desenvolvimento Social está usando os meios de comunicação para alcançar famílias sorteadas com casas e apartamentos em residenciais construídos pelos programas Morada Nova/Minha Casa Minha Vida e ainda em falta com a documentação completa para a posse desses imóveis.

“Bom dia! É dona Terezinha Pereira Silva? Aqui é do Programa Minha Casa Minha Vida, a senhora pode me informar se alguém na família tem algum tipo de deficiência visual ou física?”. Ouvindo a confirmação a respeito de um deficiente visual, às 8h30 desta segunda-feira (25), a funcionária da Seas perguntou novamente: “Ele enxerga pouco, ou não enxerga nada?”.

Em meia hora de trabalho, ela inteirava dez contatos, num ritmo que se repetirá diariamente, até que a maior parte das pessoas atenda ao chamado.

A Seas retomou o contato com os contemplados, a fim de atualizar informações essenciais para as próximas liberações de chaves nos residenciais Orgulho do Madeira e Cristal da Calama, nos quais, portadores de deficiência tiveram prioridade na seleção. Também pela Lei nº 10.741/03 [Estatuto do Idoso], 3% das unidades habitacionais atendem a  pessoas idosas.

Já no cadastro único (cadÚnico), a Seas obtêm dados completos da composição familiar, endereço e características do domicílio; o acesso a serviços públicos de água, saneamento e energia elétrica; e despesas mensais. Paralelamente, o cadastro reúne documentação civil, qualificação escolar e situação da pessoa no mercado de trabalho.

Na segunda semana de janeiro, das 2,9 mil famílias inscritas desde 2013 para o Residencial Cristal da Calama, 1.689 ainda não haviam completado a documentação exigida pela Seas e pelo Banco do Brasil. Nesse residencial, 500 imóveis são destinados a desalojados pelas enchentes do rio Madeira, em 2014.

Somente quando for concluída a entrega dos documentos faltantes, e após a verificação do Banco do Brasil, será possível ao governo estadual marcar datas para as solenidades de entrega das chaves dos imóveis. Estima-se que isso será possível até o início do segundo semestre do ano.

“Agora, tudo é inadiável, além de imprescindível”, alertou o coordenador de habitação, José Carlos Gadelha. Segundo ele, a Seas está usando a internet, a telefonia e também procurará programas de rádio em frequências AM e FM, a fim de verificar possíveis alterações de endereço, telefone, comprovante de renda e estado civil das pessoas. Na internet, a convocação disponível é feita em forma de notícias, sempre com esse apelo.

SAIBA MAIS
Famílias são convocadas para regularizar documentos em Porto Velho; processos estão parados



Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Assistência Social, Distritos, Economia, Educação, Empresas, Governo, Habitação, Inclusão Social, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Polícia, Previdência, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo