Seagri homenageia homens e mulheres do campo

15 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado da Agricultura ( Seagri) conferiu a maior honraria prestada pelo Governo de Rondônia aos homens e mulheres que fazem do agronegócio a mola propulsora do Estado, a Medalha do Mérito Rural Rondon. A entrega foi realizada na tarde de sexta-feira, 11, durante o 2º Portal do Agronegócio, na sede social da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (Aciv), em Vilhena.

Foram agraciados com a medalha: Adalto Mambula Sales, Bernadete Smanioto, Eder Almeida de Souza, Euvaldo Foroni, Fernando José Soares Pinto, Otilo Kramer e Vicente de Paulo Campos Godinho. “Que fizeram e fazem muito pelo desenvolvimento sustentável e tecnológico do setor produtivo, o Governo de Rondônia parabeniza e agradece”, destacou o secretário da da Seagri Evandro Padovani.

Adauto Mambula Sales foi homenageado na categoria “Profissionais”, no critério “Pioneirismo”, como um dos protagonistas no trabalho de criação da Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). No período de 1999 a 2013 atuou como supervisor regional da Idaron no Cone Sul, sendo responsável pela instalação de todas as unidades locais deste órgão nos municípios da região.

Bernadete Smanioto foi homenageada na categoria “Agricultura Familiar e Mulheres”,   no critério “Relevâcia Sócioeconômica”. Como mulher rural, trabalha com olericultura, mantém os filhos e netos na atividade e com a renda adquirida custeia a faculdade dos filhos.

Eder Almeida de Souza foi homenageado na categoria “Agricultura Familiar”,  no critério “Inovação”. Como produtor  é acessível à adoção de novas tecnologias. Produz leite e abóbora para o PAA. Participa do projeto inseminar e manejo de pastagem irrigada com mombaça em sitema rotativo, em uma área de 4 hectares mantém 40 vacas. Produz abóbora em 4 ha de área irrigada com produtividade de 20 toneladas por hectares.

Euvaldo Foroni foi homenageado na categoria “Agronegócio”  no critério “Inovação e Relevância Socioeconômica”. Como médico veterinário e agropecuarista no município de Pimenta Bueno, atua na atividade desde os anos 70. É pioneiro na seleção da raça Nelore e defensor do cooperativismo, atualmente, é presidente da Cooperocarne. É grande incentivador e difusor de tecnologias.

Fernando José Soares Pinto foi homenageado na categoria “Profissionais”, no critério “Pioneirismo”. É médico veterinário, de  notória relevância na carreira junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desde 1981. Atuou na linha de frente para criação da Idaron e do Fundo Emergencial de Febre Aftosa do Estado de Rondonia (Fefa-RO) em 1999, do qual participa como conselheiro titular. Importante servidor na defesa sanitária animal no posto físical no Portal da Amazônia, em Vilhena. É um dos pioneiros na estruturação do Sistema de Defesa Sanitária Animal no Estado de Rondônia.

Vicente de Paulo Campos Godinho foi homenageado na categoria “Profissionais”, no critério “Pioneirismo”. É engenheiro agrônomo e possui mestrado e doutorado em Fitotecnia, na área de Nutrição de Plantas, todos pela Universidade Federal de Viçosa (MG).  Atua como pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) há mais de 20 anos e em Rondônia, onde coordena os programas de melhoramento genético e de sistemas de produção das culturas: milho, soja, algodão e girassol. Atua também nas áreas de sistema de produção de culturas anuais como, arroz e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Otilo Kramer foi homenageado na categoria “Agricultura Familiar”, no critério “Inovação”, por  adotar a prática da plasticultura na produção de hortaliças e a prática do plantio de tomate em vasos com substratos. É referência para outros produtores de hortaliças da região de Vilhena.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva

Agricultura, Agropecuária, Economia, Empresas, Evento, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Tecnologia