AGROINDÚSTRIAS

Sabores do campo são destaque na Feira da Agricultura Familiar, em Porto Velho

02 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O objetivo da Feira é valorizar a agricultura familiar e proporcionar aos moradores das cidades os sabores autênticos do campo

Os sabores do campo estiveram em destaque durante a 1ª Feira da Agricultura Familiar realizada no shopping de Porto Velho, na sexta-feira (1º). A participação dos pequenos produtores, de diversas regiões do Estado, estimula e impulsiona a economia da agricultura familiar. A Feira é promovida pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO), Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e tem parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Prefeitura de Porto Velho.

O produtor rural de Jaru trabalha com beneficiamento do coco na agroindústria do município

O produtor rural, Eliel Almeida da Cruz, que possui uma agroindústria de beneficiamento de coco no município de Jaru, destacou a importância de ter participado do evento para o sucesso de sua produção. “É fundamental a união e colaboração entre os agricultores para fortalecer esse setor e gerar desenvolvimento para nossa região”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a proposta é levar os produtos da agricultura familiar à população urbana. “O objetivo é valorizar a agricultura familiar e proporcionar aos moradores das cidades os sabores autênticos do campo. As agroindústrias participantes são gerenciadas por agricultores familiares de diversos municípios do Estado”, ressaltou.

O superintendente do shopping, Cássio Mendonça destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para a realização do evento. “A Feira proporciona uma proximidade entre o consumidor urbano e a agroindustrialização regional, permitindo que conheçam de perto o trabalho dos produtores rurais por meio de seus relatos”, pontuou.

A Feira contou com a produção de queijos de uma agroindústria de Candeias do Jamari

Segundo o proprietário de uma agroindústria de queijos em Candeias do Jamari, Nanderson Klein, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com os agricultores familiares. “Saímos daqui muito satisfeitos com nossas vendas. Oportunidades como essa, nos ajudam a tornar nossos produtos mais conhecidos em espaços como o do shopping”, enfatizou.

De acordo com o secretário da Seagri, Luiz Paulo, o espaço cedido pelo empreendimento se tornou um ponto de encontro para os moradores do campo e os clientes, que têm a oportunidade de vivenciar a riqueza da agricultura local e desfrutar de produtos frescos e saudáveis.

Conforme o coordenador de Agricultura Familiar, Eduardo Seti, a Feira será realizada mensalmente, sempre na primeira sexta-feira de cada mês, no acesso D, do shopping de Porto Velho, das 16h às 22h.

Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Jean Carla Costa

Agricultura, Agropecuária, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Jaru, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Sociedade, Terceiro Setor