26/04/2024

DIA DO TRABALHADOR

Rondônia tem maior saldo de empregos com carteira assinada dos últimos anos

01 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Até mesmo em 2020,  ano em que a pandemia afetou a economia mundial, Rondônia conseguiu registrar mais empregos que demissões

Nesta segunda-feira (1º), Dia do Trabalhador, Rondônia comemora o cenário positivo de empregabilidade. O Estado saltou de um saldo de 3.437 empregos formais em 2019 para 15.884 em 2022, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged. Um aumento de 362,15% dos empregos mantidos, ou seja, resultado da diferença entre admissões e demissões. Rondônia é ainda detentor da menor taxa de desemprego do Brasil e tem a 2ª menor taxa de desigualdade de renda do país, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Os setores que mais empregam em Rondônia são o de Serviços e Comércio

O Governo de Rondônia investe em ações estratégicas para tornar o Estado referência na geração de empregos e dar segurança para instalação de novos negócios, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer o desenvolvimento do Estado. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que todos os esforços do Governo de Rondônia são para dar mais dignidade e atender às necessidades da população.

‘‘Por três anos consecutivos, Rondônia conquistou a classificação de Triplo A em solidez fiscal, na avaliação do Tesouro Nacional, isso indica responsabilidade com a destinação dos recursos públicos e compromisso com a manutenção do equilíbrio econômico, o que atrai novos negócios, que geram empregos e renda, e assim a nossa população é tratada com respeito e dignidade”, destacou.

Até mesmo em 2020, Rondônia registrou um saldo de 248 empregos formais, o que comprova que mesmo no ano em que a pandemia afetou a economia mundial, o Estado conseguiu registrar mais empregos que demissões; em 2021, o saldo chegou a 15.371, passou para 15.884 em 2022, e somente nos dois primeiros meses de 2023, na diferença entre admissões e demissões, Rondônia também registra resultado positivo, com saldo de 1.892 empregos formais.

Os números comprovam que a economia de Rondônia reagiu bem no período pós-pandemia. Os setores que mais empregaram em Rondônia de 2019 a 2022 foram Serviços (47,86%), Comércio (36,09%); Agropecuária (6,74%); Indústria (6,01%) e Construção (3,30%).

Governo de Rondônia investe na capacitação da população para o mercado de trabalho

POLÍTICAS PÚBLICAS

O Governo investe em ações municipalistas para o desenvolvimento dos 52 municípios, especialmente com obras de infraestrutura e urbanização.  ‘‘Estamos deixando os municípios bem estruturados para o surgimento de novas empresas’’, apontou Marcos Rocha. Além disso, o Governo tem ampliado a mão de obra capacitada. Segundo o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, de 2019 a 2022 foram ofertadas mais de 26 mil matrículas em cursos profissionalizantes gratuitos, e para o 1º quadrimestre deste ano, foram ofertadas mais de 450 vagas para fortalecer a educação profissional.

No âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec, ações de fomento econômico ajudam a fortalecer a economia de Rondônia, entre elas está a Invest Rondônia, que tem o objetivo de atrair novos negócios, assim como ajudar empreendedores a colocarem seus produtos no mercado internacional; o  Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia – Proampe, que ajuda na manutenção dos negócios de pequeno e médio porte; e também o Geração Emprego, com disponibilização em plataforma digital de vagas de empregos, aproximando quem quer empregar dos que necessitam de uma vaga no mercado de trabalho.

Políticas públicas do Governo de Rondônia estimulam a geração de mais vagas de empregos em Rondônia

O Governo, por meio da Junta Comercial – Jucer, também simplificou e modernizou os trâmites para abrir uma empresa em Rondônia, onde o empresário não precisa peregrinar pelos órgãos do Estado e municípios para legalizar o negócio. A média de tempo gasto para a abertura de um novo negócio é de 20 minutos, sendo todos os trâmites feitos por meio de um único portal, o Empresa Fácil RO. Mais de 25 mil empresas foram abertas em 2022.

Criou ainda, por meio da Secretaria de Estado de Finanças – Sefin, o Cidadania Empresarial, que estimula a formalização e regularização dos pequenos negócios rondonienses, incentiva a cultura empreendedora, e a educação fiscal.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça e Frank Néry

Economia, Empresas, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade