27/04/2024

INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Rondônia sedia encontro para debater a inovação na Amazônia com apoio institucional da Fapero

20 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Governo assinou mensagem de proposta de lei à Assembleia Legislativa sobre o Programa de Inovação

Rondônia sedia nos dias 19, 20 e 21 de junho, encontro idealizado pela Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que fomenta a ciência, tecnologia e inovação. O evento ocorreu em Porto Velho, com o objetivo de buscar projetos de inovação em Rondônia, para desenvolvimento e ampliação de sua ação na região Amazônica.

A Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa – Fapero, que tem vínculo com a Finep/MCTI, apoiou a realização do evento e encaminhou as ações do Governo de Rondônia em prol da inovação, com os Programas Centelha e Tecnova.

A coordenação do evento ficou sob a responsabilidade do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero. O tema central abordou as linhas de crédito reembolsáveis e não reembolsáveis aos programas e projetos desenvolvidos em Rondônia, no foco da inovação. Segundo o coordenador Regional Norte da Finep, Rodrigo Lima, o evento objetiva apoiar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, ou seja é voltado a pesquisadores que atuam nas universidades, institutos de tecnologia, startups e empresários que queiram melhorar os seus produtos e processos de produção, a fim de aumentar a competitividade no mercado regional e nacional.

A Finep tem atuado no estado de Rondônia com destaque para o Programa Centelha, importante programa federal de apoio ao empreendedorismo regional, que  criou novos modelos de inovação e startups. O Programa Tecnova também é um programa de iniciativa da Finep, focado na valorização das expertises e vocações de Rondônia. O evento “Rumo à Inovação Sustentável” é pioneiro na Amazônia e Rondônia foi escolhido para o lançamento.

Durante o evento, o governador Marcos Rocha assinou uma mensagem de proposta de lei para a Assembleia Legislativa sobre o Programa de Inovação, a Rede de Incubadoras de Rondônia e a criação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia. “Estamos promovendo uma revolução no ambiente de negócios de Rondônia e vamos avançar para que o nosso Estado esteja no ranking dos dez estados mais competitivos do Brasil. Vamos trabalhar para sermos o maior produtor e exportador de alimentos da Amazônia Legal e continuaremos a investir na atração de investimentos externos, na diversificação da economia e melhoria da infraestrutura logística, com apoio da iniciativa privada”, destacou o governador.

Fiero e Finep realizam debates sobre inovação na Amazônia, em evento na Capital

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé fez a abertura do evento, afirmando que o apoio da Finep, por intermédio das suas linhas de crédito para financiamento, é fundamental para impulsionar os negócios na região. “O combustível que nos move e que precisa estar no tanque, é o recurso financeiro, para além da ideia, motivação e do propósito. É fundamental para obter bons projetos de inovação e empreendimentos, e principalmente, o desenvolvimento da competência local, pois não podemos mais ser reféns de projetos vindos de fora. Precisamos produzir nossas próprias soluções, de acordo com as necessidades da região”, enfatizou.

A Fapero, por meio das Diretorias de Departamento de Apoio à Pesquisa, de Formação em Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia e a Diretoria do Departamento de Inovação e Transferência de Tecnologia coordena os programas e projetos de inovação.

Texto: Victória Angelo Bacon
Fotos: Arquivos da Fapero, Fiero e Secom

Capacitação, Cursos, Economia, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Indústria, Rondônia, Sociedade, Tecnologia, Terceiro Setor