Governo de Rondônia
27/04/2024

CT&I

Rondônia promove 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação com foco em sustentabilidade e desenvolvimento

15 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Evento vai discutir um espaço de diálogo entre diversos atores da sociedade rondoniense e o papel da CT&I no país e no Estado

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) vai acontecer no dia 27 de março, em Porto Velho, com a participação de especialistas, pesquisadores, acadêmicos e setor empresarial, visando o intercâmbio de conhecimentos, experiências e perspectivas em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Estado.

O evento é promovido pelo Governo de Rondônia, e vai discutir um espaço crucial de diálogo entre diversos atores da sociedade rondoniense e o papel da CT&I no país e no Estado, bem como o rumo a seguir nos próximos anos.

OBJETIVOS

Com ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), o tema central da conferência é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. O objetivo será analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, a fim de propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030 das 27 unidades da federação.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

A promoção, expansão e consolidação da CT&I para o desenvolvimento social do Estado será o foco do encontro, com destaque para a agenda de sustentabilidade.

Evento será realizado em Porto Velho

O governador Marcos Rocha evidenciou sobre os investimentos do Governo em pesquisa, e as ações resultantes, ressaltando que, “Rondônia vem conquistando espaço nacional com a produção científica e tecnológica de alto nível e excelência. Prova disso são os prêmios recebidos pelos pesquisadores que atuam na Fapero”, salientou. Entre 2020 e 2023, Rondônia atingiu a 2ª colocação da região Norte em atividades registradas de pesquisadores, com um total de 519 projetos.

O presidente da Fapero, Paulo Renato Hadadd frisou a importância do evento e destacou, “estamos felizes com a realização da Conferência, um momento no qual poderemos discutir as estratégias que desejamos e realizar uma construção conjunta. Acredito que temos que trabalhar para ter uma maior constância nos encontros produtivos entre Governo, academia, pesquisadores e empresas, com intuito de avançarmos em políticas públicas eficientes para a sociedade rondoniense, em diversos eixos”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO

  • Data: 27 de março de 2024
  • Horário: 13h30 às 20h
  • Local: Auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3146, Setor Industrial, Porto Velho.

Link para inscrição: http://tinyurl.com/23ysjjgq


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Victória Angelo Bacon
Fotos: FAPERO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo