AMAZÔNIA LEGAL

Rondônia participa do 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal realizado em Cuiabá

15 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Objetivo do encontro é fornecer subsídios técnicos aos governadores e contribuir com a Cúpula da Amazônia

Durante três dias, governadores e secretários dos nove estados que integram a Amazônia Legal estarão reunidos em Cuiabá (MT), para a realização do 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que teve início na quarta-feira (14). O objetivo do encontro é fornecer subsídios técnicos aos governadores e contribuir com a Cúpula da Amazônia, que será realizada em agosto, em Belém (PA).

Entre as pautas que estão sendo discutidas, está a 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal; Reunião dos Institutos de Terra dos nove estados e Incra; 3ª Reunião dos Secretários de Agricultura da Amazônia Legal; Oficina técnica sobre compras compartilhadas (saúde e segurança pública); Reunião das Câmaras Setoriais de Meio Ambiente, Agricultura, Segurança Pública e Institutos de Terra; Oficinas para formular contribuições dos estados para a Carta da Amazônia; 1ª Reunião da Assembleia Geral dos Governadores.

Pelo estado de Rondônia estão participando os secretários de Estado da Agricultura, Luiz Paulo da Silva Batista; o secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lagos; o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Ribeiro da Rocha; secretário de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária, David Inácio dos Santos Filho; o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Bernardo Vital; e representando o governador do Estado, Marcos Rocha; o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves da Silva.

FORTALECIMENTO

O congresso começou na quarta-feira e segue até sexta (16). Na abertura, foi realizada a 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Consórcio Amazônia Legal.

Para o secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é importante a participação de todos os estados para alinhamento de ações que serão desenvolvidas na Amazônia. “Debater a criação das câmaras setoriais das pastas envolvidas é fundamental aos estados desenvolverem políticas públicas em benefício da população, de uma forma conjunta, além de discutir como serão aplicados os investimentos na infraestrutura, garantindo assim, condições especiais para a sociedade”, destacou.

O congresso começou na quarta-feira e segue até sexta (16)

O evento tem também como objetivo, fortalecer os laços entre os estados, com a troca de experiências e informação. “Estamos aqui participando deste encontro para trocar de experiências, conhecendo também alguns projetos dos estados participantes, e mostrando o que de melhor tem o nosso Estado. Daqui, temos a certeza que vamos levar importantes projetos, e deixar também ações que estão sendo desenvolvidas em Rondônia e que servirá de exemplo, não só para Amazônia Legal, e sim para todo o país”, disse o secretário da Sedam.

No evento, as oficinas técnicas sobre compras compartilhadas da Saúde e Segurança Pública, também foram discutidas. Para o secretário de Saúde do Estado, Jefferson Ribeiro da Rocha, o projeto, discutido visa otimizar os processos de compras públicas e, dessa maneira, garantir economia aos cofres públicos. “Esperamos com isso, desenvolver ações que visam dar mais qualidade, e agilidade no tempo de adquiri produtos e serviços, e continuar dando condições de prestar serviços a municípios e demais entes e órgãos federais, com a qualidade de sempre’’, destacou.

ENCERRAMENTO

Na sexta-feira (16), os governadores participam de uma reunião onde irão deliberar acerca dos produtos gerados durante a Reunião Técnica das Câmaras Setoriais; sobre os eventos transversais da agenda, Pan-Amazônia; Validação da Carta de Cuiabá, com o posicionamento dos governadores ao governo brasileiro sobre a Cúpula da Amazônia; referendar a nomeação de Marcello Brito como novo secretário Executivo do Consórcio; e referendar a criação da Câmara Setorial de Agricultura e Economia Verde. Durante a reunião, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves irá representar o governador Marcos Rocha.

Participam do Fórum, governadores e secretários dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.

Texto: Eduardo Kopanakis e Paulo Ricardo Leal
Fotos: Luiz Paulo

Agricultura, Agropecuária, Governo Fez e Faz, Regularização Fundiária, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade