Governo de Rondônia
19/04/2024

VERDE RONDÔNIA

Rondônia intensifica prevenção e aumenta potencial de combate a incêndios florestais

23 de novembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Na operação Verde Rondônia,  foram registrados 1.548  combates a incêndios florestais exitosos

Para proteger o meio ambiente e primar pela qualidade de vida da população, no período de estiagem, de julho a outubro deste ano, o Governo de Rondônia realizou a Operação ”Verde Rondônia”, executada pelo Corpo de Bombeiros de Rondônia -CBMRO, que resultou em 1.066 ações preventivas e 1.548 combates a incêndios florestais. Houve, assim, aumento de 10,02% dos combates a incêndios florestais e de 106,18% das atividades preventivas, em comparação a 2021.

Na  ”Verde Brasil” foram empregadas 130 roupas de aproximação que protegem os bombeiros em ambientes de altas temperaturas

Para dar condições ao trabalho, o Governo de Rondônia tem investido na modernização dos serviços e em equipamentos de enfrentamento a queimadas e incêndios florestais. Na ‘‘Verde Rondônia’’ foram empregadas 47 viaturas, e diversos equipamentos como sete drones; 49 bombas costais; 130 roupas de aproximação, que protegem os bombeiros em ambientes de altas temperaturas; 12 sopradores e sete pulverizadores.

A operação contou com trabalho estratégico, inteligente e tecnológico. Era da Sala de Situação, localizada em Porto Velho, que saíam as coordenadas para as equipes agirem de forma precisa, com base nos focos de calor, identificados por satélite. Outra frente de demanda contemplou as denúncias feitas pelas comunidades locais, diretamente nas bases de apoio.
ESTRUTURA
A estrutura da operação foi composta pelo efetivo nas 15 unidades operacionais, onde funcionam os grupamentos e subgrupamentos, e em sete bases temporárias, que marcaram a presença descentralizada do Corpo de Bombeiros, juntamente ao apoio da Polícia Militar e da Força Nacional, em localidades que apresentam maiores índices de focos de calor e que ameaçam Unidades de Conservação.
Desta forma, estiveram presentes no distrito de Nova Dimensão (Nova Mamoré), distrito de União Bandeirantes (Porto Velho); distrito Vila Samuel l (Candeias do Jamari); Cujubim; distrito de Rio Branco (Campo Novo de Rondônia); Seringueiras e Alta Floresta d’Oeste. Os comandantes e suas equipes também realizaram patrulhamentos nas estradas e linhas da região das bases e produziram atividades voltadas à prevenção e educação ambiental para comunidade local como reuniões, entrevistas em rádios locais, panfletagem e palestras nas escolas da região.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Departamento de Comunicação Social - CBMRO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo