Governo de Rondônia
19/06/2024

AGRICULTURA DA AMAZÔNIA

Rondônia e Costa do Marfim selam novas parcerias durante a Rondônia Rural Show Internacional

23 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Esta é a segunda vez que representantes da Costa do Marfim participam da Rondônia Rural Show

Considerada uma vitrine das potencialidades econômicas e do agronegócio do estado, a Rondônia Rural Show Internacional tem sido palco de importantes encontros e negociações comerciais. Em 2024, a feira conta, mais uma vez, com a participação da embaixada da Costa do Marfim. Na quarta-feira (22), o governo de Rondônia se reuniu com o diplomata da Costa do Marfim, Diamouténé Alassane Ziê, para discutir o fortalecimento das relações comerciais e a ampliação de parcerias estratégicas entre Rondônia e o país africano.

Acompanhado de um médico veterinário do Ministério dos Recursos Animais e Haliêuticos da Costa do Marfim, o embaixador participou de visitas técnicas durante a participação na feira e se aproximou, ainda mais, do potencial produtivo do estado de Rondônia.

O governador do estado, Marcos Rocha destacou a força dessa cooperação. “A presença da Costa do Marfim na Rondônia Rural Show demonstra a confiança que o país tem em nosso estado. Estamos explorando sempre novas oportunidades, agora com o foco no Tambaqui”, ressaltou.

Diamouténé Alassane Ziê, embaixador da Costa do Marfim, evidenciou a relevância dessa parceria: “Estamos negociando a exportação de Tambaqui de Rondônia para a Costa do Marfim, além de todo o trabalho já realizado com relação ao cacau, agora com foco no desenvolvimento sustentável e reflorestamento.”

Todo esse contato foi inicialmente estabelecido pelo governo de Rondônia. Durante a reunião, o vice-governador e titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, enfatizou, também, a notoriedade dessa parceria em diversas áreas. “A parceria com a Costa do Marfim é um passo estratégico para diversificar nossas exportações e fortalecer a economia local. Este é apenas o início de uma colaboração frutífera.”

RONDÔNIA DAY

Em março deste ano, a Embaixada da Costa do Marfim, em Brasília/DF, foi palco do Rondônia Day. E em maio, a Sedec, através da Invest Rondônia, liderou as negociações para o memorando de entendimento, fortalecendo os vínculos entre as economias rondoniense e marfinense, assinado com o Ministro dos Recursos Animais e Haliêuticos da Costa do Marfim, senhor Sidi Touré, em visita ao Brasil.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024

1º Dia do evento

2º Dia do evento – Parte II – Parte III

3º Dia do evento


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Malta
Fotos: Anderson Flores
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Ji-Paraná, Piscicultura, Rondônia, Rondônia Rural Show Internacional 2024


Compartilhe


Pular para o conteúdo