Governo de Rondônia
16/04/2024

INCENTIVOS

Representantes da primeira indústria farmoquímica da região Norte visitam Rondônia para atualizações sobre o projeto

08 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O empreendimento irá gerar, inicialmente 240 empregos diretos e aproximadamente 500 indiretos

A Invest Rondônia, coordenadoria de atração de investimentos e promoção à exportação, criada pelo Governo de Rondônia, tem apresentado resultados positivos para o Estado. Na tarde desta segunda-feira (8), o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, recebeu no Palácio Rio Madeira, a visita de representantes da primeira indústria farmoquímica, que está sendo instalada na região Norte. O objetivo da reunião foi fazer a atualização do projeto que está em fase de elaboração da planta arquitetônica da fábrica a ser instalada no distrito industrial de Porto Velho até o primeiro semestre de 2024.

O investimento é de mais de R$ 141 milhões. O empreendimento irá gerar, inicialmente 240 empregos diretos e aproximadamente 500 indiretos, e deve triplicar ao longo do processo de produção com início da operação prevista para 2026. De acordo com Sérgio Gonçalves, “isso vem reforçar o excelente momento no que diz respeito ao desenvolvimento econômico do Estado. Rondônia tem hoje a menor taxa de desemprego da região Norte e terceira menor do País, resultado da nova fase de segurança para instalação de negócios”, reforça.

A farmacêutica, que já atua há mais de 30 anos no mercado de saúde e tem sede em Goiânia, participou de pleito público para receber um terreno de 28 mil metros quadrados na área Industrial de Porto Velho. De acordo com o diretor presidente da empresa Roberto Leandro de Carvalho, “a fábrica terá 15 mil metros de área construída. A indústria farmoquímica tem como objetivo a produção de medicamentos injetáveis, tendo como carro-chefe a produção de soros, o que irá fomentar a economia da região”, explicou.

Durante o encontro, grupo anunciou o início da operação para 2026

O empresário destacou ainda que escolheu Rondônia devido a estabilidade, confiança, segurança jurídica e financeira do Estado.

Para o governador Marcos Rocha, que cumpre agenda governamental nos Estados Unidos, “o compromisso do Governo de Rondônia vai ao encontro de ações que fazem o Estado avançar muito mais no desenvolvimento. Estamos divulgando Rondônia dentro e fora do país e confiantes que vamos continuar atraindo investimentos para o nosso Estado’’, salientou.

INOVAÇÃO

O presidente da farmacêutica disse ainda que a indústria produzirá medicamentos injetáveis com a utilização de tecnologia moderna, com o emprego de máquinas complexas de origem alemã, 100% automatizadas. Segundo informações da empresa, há apenas oito indústrias no Brasil semelhantes a que será instalada em Rondônia.

Do total de medicamentos produzidos, o Estado deve absorver de 5 a 10% da produção. O restante deve atender o Norte e Centro-Oeste do Brasil e a produção também deve alcançar o Peru e a Bolívia.

Com localização privilegiada, no coração da América do Sul, e possuindo um modal hidroviário pelo rio Madeira, Rondônia é considerado ótimo local de distribuição para os medicamentos, mostrando que está em pleno desenvolvimento, com aproveitamento do seu potencial, e perspectiva de avançar muito mais.

INVEST RONDÔNIA

A economia de Rondônia conquistou o triplo A em solidez fiscal, o que reafirma a excelência do Governo de Rondônia em honrar com suas contas públicas e demonstra excelência na forma como faz a gestão econômica do Estado. A Invest Rondônia, criada em 2019, tem a missão de atuar como porta de entrada do Estado a investidores e investimentos, atuando a partir de serviço especializado na recepção e acompanhamento de projetos de investimento. A missão da Invest Rondônia é de dar celeridade aos processos, oferecendo suporte integral durante todas as fases, até o anúncio e inauguração do investimento em terras rondonienses.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Empresas, Governo, Indústria, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo