Governo de Rondônia
27/04/2024

ECONOMIA CRIATIVA

Reeducandas de unidade prisional produzem roupas pets, em Porto Velho

04 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

As peças estão sendo confeccionadas no ateliê da Penitenciária Estadual Suely Maria Mendonça

Por meio de mão de obra reeducanda a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) produz roupas para cachorros, com o apoio da Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (Vepema), em unidade prisional de Porto Velho.

O projeto foi idealizado pela Diretoria de Políticas Penais (Dipp), e organizado pela Gerência de Reinserção Social (Geres), com objetivo de fomentar a economia criativa, ressocializar e profissionalizar mulheres privadas de liberdade da Penitenciária Estadual Suely Maria Mendonça, na Capital.

Antes da confecção das peças, foi ofertado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), o curso profissionalizante de corte e costura com foco em produção de roupas pet. Após a confecção, as roupas são comercializadas em feiras promovidas pelo Governo do Estado, onde o valor recebido vem sendo aplicado na manutenção do projeto, na unidade prisional e também às detentas.

Para a realização do projeto foi utilizado o recurso no valor de 24.195,50 (Vinte e quatro mil, cento e noventa e cinco reais e cinquenta centavos), provido pela Vepema.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto tem aproveitamento, tanto na economia como na reintegração das mulheres privadas de liberdade à sociedade.

Segundo o secretário de Estado da Justiça, Marcus Rito, após estudar o comércio em ascensão, observamos uma grande procura da população por roupas pet, “então, unimos o trabalho de ressocialização promovido pela secretaria com a ideia de economia criativa que a confecção das roupas poderia gerar, e é gratificante ver que está dando certo”, afirmou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Fran Carlos Passos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo