Governo de Rondônia
28/03/2024

RONDÔNIA RURAL SHOW

Realidade virtual aplicada à piscicultura é apresentada durante a Rondônia Rural Show Internacional

24 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Demonstração de piscicultura em realidade virtual no estande da Embrapa

Todos os dias das 8h às 18h, os visitantes do “Espaço Peixes de Rondônia”, na 10ª Rondônia Rural Show Internacional, poderão acompanhar a demonstração de “Piscicultura em Realidade Virtual”, técnica desenvolvida pela zootecnista, Marcela Matavelli, pesquisadora que atua na área de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Tocantins. A técnica desenvolveu o sistema e está trabalhando na divulgação do serviço ao produtor, especialmente do Tambaqui.

As alunas do campus da Universidade Federal de Rondônia – Unir, de Presidente Médici, Franciely Nayara e Fernanda Soares do curso de Engenharia de Pesca, estão à disposição dos visitantes para explicar a “Piscicultura em Realidade Virtual” e seus resultados ao criador de peixe em cativeiro, demonstrando na prática como ocorre a técnica. Após a captura de imagens do tanque a ser estudado, o produtor pode observar o ciclo alimentar do peixe e as condições da água – o pH por exemplo; para tomar medidas necessárias e corrigir eventuais falhas, aumentando a produtividade.

Produtor pode observar o ciclo alimentar do peixe e as condições da água

SOBRE A TECNOLOGIA

Durante a apresentação e com o uso dos óculos de realidade virtual, imagens 3D, são transmitidas e explicações em áudio dirigidas ao usuário. Por exemplo: “pela manhã, quando recebem a ração, alguns peixes podem não se alimentar por causa do estresse da falta de oxigênio da noite; a ração vai para o fundo, tornando-se matéria orgânica inapropriada”.

O governador Marcos Rocha elogiou a iniciativa da Embrapa, em parceria com a Unir, no sentido de divulgar mais tecnologias à criação do peixe em cativeiro. “Somente através de técnicas apropriadas  vamos aumentar nossa produção e garantir mais lucro ao produtor”, enfatizou.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, as imagens em 3D do tanque de peixe, já uma realidade e trará mais qualidade na criação do Tambaqui em cativeiro. “Com a realidade virtual, os visitantes estão aprendendo sobre os dois principais problemas em relação à qualidade da água, que são o oxigênio dissolvido e a amônia. Com a aplicação desta técnica, a explicação fica muito mais fácil, tanto para o produtor quanto aos visitantes entenderem”, comentou.

Para ter a programação completa, acesse o site oficial do evento https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jean Carla Costa e Gerson Costa
Fotos: Diego Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Convênios, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo