27/04/2024

PROCESSO

Publicados editais de apoio à pesquisa científica e incentivo ao desenvolvimento de TI

08 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia publicou dois editais sendo o primeiro (PAP-PUBLICA), destinado a apoiar projetos de pesquisa, por meio da concessão de recursos na rubrica Custeio para o financiamento de edições de livros e publicações diversas (monográficas ou coletâneas) e o segundo (PAP-TIC/TI), destinado a apoiar a concessão de bolsas de capacitação de RH como apoio técnico e desenvolvimento científico e tecnológico na Fundação de Amparo a Pesquisa – Fapero.

No edital do PAP-PUBLICA o objetivo da seleção é o de apoiar projetos de pesquisa que visem a divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia do estado de Rondônia, por meio do apoio à publicação de revistas, livros, coletâneas, catálogos e editoração eletrônica técnico científica, em todas as áreas do conhecimento, essencialmente preservando, a história e a cultura rondoniense para as futuras gerações. Este apoio está voltado para a difusão de conhecimentos, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

Já no edital do PAP-TIC/TI, que será regido por meio de processo público seletivo simplificado, serão concedidas aos proponentes que venham a desempenhar tarefas de caráter técnico-administrativo-científico de apoio à estruturação e consolidação da Fapero nas áreas de interesse (Ciências da Computação, Ciências da Comunicação, Gestão de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informações, Design, Publicidade e Propaganda e áreas afins), seguindo critérios normativos, nos termos aqui estabelecidos, e em conformidade com este Processo Seletivo.

Os processos seletivos serão regidos por Chamada Pública e serão conduzidos por Comissão Avaliadora, formada pelos diretores e presidência da Fundação Rondônia, para seleção de candidatos para recebimento de bolsa no âmbito desta Fundação. As inscrições ou envio das propostas se encerrarão em 20 de novembro até 18 horas (horário de Brasília) e serão realizadas no sistema Sigfapero.

No edital PAP-PUBLICA as propostas aprovadas serão financiadas no valor global estimado de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), em duas parcelas para a rubrica Custeio, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da Fapero. Poderão se beneficiar, desta modalidade de apoio, os pesquisadores e professores, Mestres e Doutores que mantenham vínculo com IES e ICTs sediadas no Estado de Rondônia, e que atendam aos demais requisitos e critérios definidos na Chamada pública. As propostas deverão ser enquadradas pelos proponentes em uma única categoria, com propostas submetidas solicitando recursos financeiros até o valor máximo de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais) por proposta na rubrica Custeio, em duas parcelas, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da FAPERO.

Para se candidatar ao edital do PAP/TIC-TI: Profissionais de qualquer área do conhecimento, seja recém graduado ou profissional com nível equivalente ao de técnico com experiência profissional mínima comprovada de 2 e 4 anos, respectivamente em atividades de desenvolvimento de software e sistemas informáticos ou em atividades ligadas ao processo de inovação, compatíveis com a ação prevista na chamada e/ou políticas públicas de CT&I, compatível com o perfil da vaga.

Ambos editais serão regidos por meio de processo público seletivo simplificado, que serão concedidas aos proponentes que venham a desempenhar tarefas de caráter técnico-administrativo-científico de apoio à estruturação e consolidação da Fapero.

O edital PAP-PUBLICA poderá ser consultado através do link: rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/SEI_0043039830_Edital_8.pdf

O edital PAP-TIC/TI poderá ser consultado através do link: https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/SEI_0043090219_Edital_9.pdf

O link para acesso ao SIGFAPERO: https://sigfapero.ledes.net/

Texto: Victoria Angelo Bacon