20/04/2024

“Setembro cinza” chama a atenção para a prevenção de incêndios e queimadas em Rondônia

08 d setembro d 2022 | Governo do Estado de Rondônia Atos

Com intuito de fortalecer a conscientização da sociedade sobre a prevenção e combate aos incêndios e queimadas no Estado de Rondônia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), institui o mês de Setembro a partir da LEI N° 5.281, DE 12 DE JANEIRO DE 202, em alusão as ações de prevenção e combate aos incêndios e queimadas, com o objetivo de conscientizar a sociedade para o período mais crítico do ano. A comemoração ocorrerá anualmente no mês de setembro e passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado.

O Setembro Cinza tem por finalidade reforçar a importância da conscientização da população e auxiliará na concretização das ações de proteção ambiental e em prol da prevenção de queimadas.  Para os fins previstos nesta Lei, a Sedam estará promovendo em parcerias com instituições públicas e privadas, ações voltadas às questões ambientais.

O texto autoriza ainda, palestras nas escolas públicas e privadas, associações de moradores, bem como, de produtores rurais, entidades do meio ambiente, ministradas por profissionais da área e/ou do Corpo de Bombeiros, para promover a informação correta acerca do problema.

O trabalho realizado tem por objetivo unir numa só campanha o combate às queimadas urbanas e rurais no município, com o objetivo de disponibilizar informações sobre prevenção de incêndios e queimadas, com explicações sobre as consequências do lançamento de bitucas de cigarros mal apagados em terrenos ou rodovias, queima de lixo e entulhos em terrenos baldios, manejo incorreto do solo em áreas rurais, fogueiras mal apagadas, soltura de balões e afins;

SEMANA CINZA

Para promover as atividades, a sedam estará realizando uma semana alusiva ao Setembro Cinza, com ações educativas, orientativas e preventivas. O cronograma de atividades, do dia 12 a 16, contempla palestras em comunidades rurais. Já nos dias 13 a 15, instituições de ensino recebem palestras educativas sobre as queimadas, descarte correto de resíduos sólidos; blitz educativas nos bairros de Porto Velho com a distribuição de mudas, para reflorestamento e panfletagem com entrega de matérias orientativos a não queimadas. No dia 13 também haverá um pitstop educativo na comunidade de Samuel. Durante o mês a coordenadoria de Educação ambiental e os Escritórios regionais da Sedam realizaram atividades em alusão a esta data.

• Publicação autorizada de acordo com o Processo n° 0600299-38.2022.6.22.0000 do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO