Governo de Rondônia
26/04/2024

Ações de combate a focos de calor em Rondônia são intensificadas no período de verão amazônico

01 d agosto d 2022 | Governo do Estado de Rondônia Publicação, Utilidade Pública

Durante período de estiagem, as ações serão reforçadas nas principais regiões de Rondônia para combater picos de focos de calor

Em preparação para agosto e setembro, período que tradicionalmente registra o maior número de focos de calor no Estado, o Poder Executivo Estadual vem realizando ações conjuntas de vários órgãos para combater às queimadas; focando em seis municípios que representam quase 70% dos incêndios nestes meses, sendo eles: Porto Velho, Nova Mamoré, Candeias do Jamari, Machadinho d’Oeste, Cujubim e Buritis. Haverá, de forma intensiva, nestes municípios, por autoridades;  ações de conscientização, fiscalização, autuação imediata e orientação por meio da Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar – CBMRO.

“Nossas equipes já estão estabelecidas em campo, distribuídas em sete bases deslocadas estrategicamente em seu perímetro de atuação, com ações de caráter preventivo e ostensivo. As equipes de bombeiros estão em 15 municípios do Estado, que representam mais da metade do território e 75% da população rondoniense. Considerando que 68% dos focos de calor no Estado se concentram em seis municípios e a ação vai focar nesses locais”, explica Adriano Reis de Oliveira, capitão do CBMRO e Chefe de Execução Operacional em Rondônia.

A análise dos dados mostra a relação entre queimadas e desmatamento. De acordo com o relatório da Corporação, “não por acaso, estes mesmos seis municípios são responsáveis por 65% do incremento anual de desmatamento”. Apenas do dia 4 a 27 de julho já foram feitas 258 ações de prevenção; 537 incursões de combate a incêndios; 29 capturas de animais; oito autuações e oito identificações de animais mortos pelo fogo.

Deve-se levar em consideração, ainda que, em 2019, dos 197.634 focos de calor foram detectados no Brasil; 126.089 ocorreram na Amazônia Legal (63,8%), sendo 11.230 localizados em Rondônia, tornando dessa forma, o Estado responsável por 8,9% dos casos inerentes da Região.

As ações de combate têm como principal objetivo prevenir o aumento dos inúmeros casos e penalizar pessoas que causem focos de incêndios e desmatamento ilegal. Para denúncias basta entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 ou Polícia Militar pelo 190.

  • Publicação autorizada de acordo com o Processo n° 0600299-38.2022.6.22.0000 do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO

Compartilhe


Pular para o conteúdo