Governo de Rondônia
27/04/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Projeto fortalece saúde da mulher nas unidades prisionais femininas do Estado

14 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O trabalho conta com a mão de obra de 61 reeducandas

A saúde da mulher é destacada nas unidades prisionais femininas de Rondônia, com realização de palestras desenvolvidas pelo Projeto Educação Menstrual, que também trabalha na produção de 10 mil absorventes. O objetivo é a ressocialização por meio da mão de obra reeducanda, promovendo também a dignidade menstrual. As ações são realizadas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

O Capital para a realização do projeto foi fornecido pelo MPT no valor de 127.388,88 (cento e vinte e sete mil, trezentos e oitenta e oito reais e oitenta e oito centavos). As atividades iniciaram com a realização de palestras do dia 29 de novembro até dia 8 de dezembro sobre a saúde da mulher, seguido de cursos de oficina de corte e costura e produção de absorventes.

PRODUÇÃO

Conforme informações da Diretoria de Políticas Penais (Dipp), através da Gerência de Reinserção Social (Geres), os itens estão sendo produzidos nos ateliês, dentro das próprias unidades prisionais, por 61 reeducandas, sendo 17 em Ariquemes, 36 em Ji-Paraná e 8 em Jaru. Durante o período de seis meses, o Projeto tende a produzir 10 mil absorventes, que serão destinados às penitenciárias e também para as Secretarias Municipais de Saúde, para serem doados a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, o Projeto Educação Menstrual, reflete a atenção que o Estado busca fortalecer em políticas públicas femininas, unindo a ressocialização, por meio do trabalho, a sustentabilidade e promoção da dignidade básica às mulheres privadas de liberdade.

Segundo a diretora da Dipp, Larissa Mendonça, o Projeto busca unir respeito a mulher, a sociedade e ao meio ambiente, ampliando também conhecimento em relação a saúde feminina.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cursos, Direitos, Ecologia, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo