EQUIPAMENTOS

Programa Calha Norte presta contas de aquisição de tratores com emenda coletiva da bancada federal de Rondônia

12 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicos do Ministério da Defesa promovem em Porto Velho nesta semana a terceira reunião de Gestão do Programa Calha Norte, com a finalidade de prestar contas da aquisição de equipamentos – máquinas, tratores e demais implementos agrícolas – resultantes da maior emenda coletiva da bancada federal de Rondônia, no valor de R$150 milhões de reais.

Tratores vão beneficiar serviços de limpeza e conservação de estradas

A aquisição dos equipamentos vem sendo feita por meio da Superintendência de Licitações (Supel) do Governo de Rondônia, desde o ano de 2015, com o acompanhamento da Secretaria de Agricultura (Seagri), que está finalizando os convênios de repasse dos equipamentos às 52 prefeituras do Estado.

Essa ação foi um esforço da bancada federal rondoniense que resultou numa emenda conjunta e os recursos foram disponibilizados pelo Ministério da Defesa, por meio do Projeto Calha Norte, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os equipamentos vão compor pequenas patrulhas mecanizadas para trabalhos de correção de solo, estradas e carreadores, com programações a serem coordenadas pelas prefeituras, que poderão repassar ainda os equipamentos para associações de produtores rurais, por meio de chamamento público.

As patrulhas constam de tratores com grades e carretas; caminhões-caçamba e de carroceria; pás-carregadeiras; moto-niveladoras; retroescavadeiras; escavadeiras hidráulicas e micro-ônibus comuns e adaptados. Com os novos equipamentos, os municípios recebem um reforço especial no tocante à formação de patrulhas mecanizadas para a recuperação de estradas e de carreadores no meio rural, contribuindo para alavancar esses serviços nessa época de inverno Amazônico, além dos veículos de transporte que vão auxiliar no deslocamento de pessoas e outros fins.

A programação da Equipe do Programa Calha Norte consta de uma reunião com o governador Daniel Pereira, prefeitos, deputados e demais autoridades estaduais. Também se reúnem com os técnicos da Seagri das áreas de Patrimônio, Transporte e Prestação de Contas, para tratar de detalhes e especificidades de cada setor em relação aos equipamentos.

Também serão entregues ônibus comuns e adaptados

A prefeita Gislaine Clemente, de São Francisco do Guaporé, agradeceu ao governo federal, ao Programa Calha Norte e ao Governo de Rondônia pelos implementos agrícolas, tratores e equipamentos que o Estado de Rondônia recebe. Para ela, “vai ser um grande diferencial para o nosso Estado que tem crescido muito e se desenvolvido. Com esses equipamentos, o Estado vai poder crescer muito mais”, disse.

A secretária de Agricultura, Mary Braganhol, agradeceu o monitoramento das atividades pelos técnicos do Programa Calha Norte, bem como ao empenho de toda a equipe da Seagri que acompanhou a aquisição dos equipamentos; a licitação pela Supel; o acompanhamento pela representação da bancada federal; a formalização dos convênios com os municípios, como também as equipes que acompanharam a entrega dos equipamentos. Ela elogiou o fechamento das atividades do ano pela Seagri, reconhecendo que Rondônia poderá agora cumprir uma nova etapa oferecendo melhores condições de trabalho para os agricultores familiares com a chegada das novas máquinas.

Texto: Mirian Franco
Fotos: Dhiony Costa e Silva

Agricultura, Agropecuária, Água, Convênios, Economia, Governo, Inclusão Social, Obras, Rondônia, Saneamento