PAA ESTADUAL

Produtores rurais iniciam entregas de produtos alimentícios ao Programa Estadual de Aquisição de Alimentos

20 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de 200 produtores individuais da Agricultura Familiar dos 52 municípios foram contempladas com nova etapa do programa

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Coordenadoria da Agricultura Familiar (Cafamiliar), iniciou na quinta-feira (19), em Porto Velho, as primeiras entregas de produtos alimentícios da nova proposta de execução do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea, com recursos no valor de R$ 760 mil, provenientes da Fonte 100, recursos próprios da Seagri para atender a Agricultura Familiar do Estado. A execução do PAA de Rondônia é realizada em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e prefeituras municipais.

No total, 243 produtores individuais da Agricultura Familiar dos 52 municípios de Rondônia e cinco cooperativas foram contemplados com esta nova etapa do programa. Após as entregas ao PAA, os produtos são doados a entidades socioassistenciais que atendem famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e alimentar.

Uma variedade de produtos será entregue ao PAA Estadual pelos produtores em todo o Estado, sendo eles: mandioca, abóbora, couve, alface, cheiro verde, quiabo, feijão, melancia, mamão, abacaxi, limão, banana, batata, peixe, biscoito, polpas de frutas, doces, e outros alimentos produzidos em suas propriedades.

Uma variedade de produtos será entregue pelos produtores ao PAA Estadual

Durante a solenidade de abertura do PAA Estadual em Porto Velho, o presidente da cooperativa Coopverde, Washington de Oliveira, destacou que o PAA é um programa essencial para o incentivo e sustento de muitas famílias que vivem da agricultura familiar. Hoje a cooperativa têm 47 cooperados ativos e que participam do Programa.

“Essa é a primeira vez que a cooperativa participa do PAA, e estamos muito contentes de ser contemplados. O PAA vem ajudar o produtor, principalmente nessa época do verão, de difícil venda por causa da alta produção, principalmente de hortaliças, por conta do período seco. O PAA está sendo fundamental para a renda das famílias, é uma compra que já está garantida”, disse.

Cleidir Lenhardt, moradora do Ramal Bom Jesus, em Porto Velho, é  proprietária de uma agroindústria do segmento de panificação e todo o trabalho é executado com o apoio de seus três filhos. Segundo ela, o PAA oferece melhores condições de vida para a família. “Desde criança trabalho na agricultura. Hoje, possuímos uma agroindústria de pães e biscoitos e trabalhamos com a plantação de banana e criação de galinhas. A maior importância do PAA é a oportunidade de trabalho para meus filhos, é um grande incentivo e tem ajudado muito”, contou.

O Governo do Estado continua em busca de novos recursos para atender a todos os municípios e garantir alimento às famílias carentes e fortalecer o trabalho e renda dos produtores. A execução do PAA Estadual será realizada em todos os municípios com prazo de encerramento para o mês de outubro de 2021.

Texto: Sara Cicera
Fotos: Helena Alves e Adriana Afonsina

Agricultura, Agropecuária, Cerimônia, Convênios, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Solidariedade