29/06/2024

SETOR PRODUTIVO

Produtores de Alvorada do Oeste recebem cartão Mais Calcário e prefeitura equipamentos agrícolas do governo

17 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Alvorada do Oeste - Encontro do Produtor Rural - Fotos Dhiony Costa e Silva

Governador convidou a todos para continuarem agindo positivamente

Produtores rurais de Alvorada do Oeste não se intimidaram com o forte calor e participaram da solenidade de entrega de equipamentos agrícolas e do cartão Mais Calcário pelo governado Confúcio Moura ao prefeito Raniery Fabris.

O governador foi recebido com um “tratoraço” organizado pelas associações rurais e Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric),  que percorreu as principais ruas do município até a feira municipal onde deu inicio ao primeiro encontro do produtor rural, com palestras sobre hortifrutigranjeiro, cafeicultura, piscicultura e cooperativismos.

Durante o evento, o secretário de Estado de Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, falou do grande avanço que o estado teve com a iniciativa do governo em investir na construção da usina de calcário do município de Pimenta Bueno.  “Estamos aqui hoje para lançar o cartão Mais Calcário, pois antes  tínhamos  que  buscar o calcário em Mato Grosso,  a demanda  é  grande  temos mais de 4 milhões de hectares  para recuperar.  Com os investimentos feito o estado teve condições técnicas de   lançar este programa que beneficia diretamente os produtores da agricultura familiar.”

Segundo o secretário, o cartão Mais Calcário garante ao município mil toneladas de calcário gratuito na usina, essa quantidade  poderá atender até 400 produtores, considerando em media 2,5 toneladas por hectares. A iniciativa do governo do estado é para a agricultura familiar, onde o produtor terá acesso ao produto sem custos. “Em 2015 iremos recuperar mais de 20 mil hectares em propriedades da agricultura familiar,” destacou Padovani.

Além do calcário, foram entregues mais de 53 equipamentos agrícolas entre grades, pulverizadores, perfuradores de solo, carretas e distribuidores de calcário, para 12 associações rurais. Os equipamentos fazem parte da emenda parlamentar do deputado estadual Luizinho Goebel através da Seagri.

O prefeito de Alvorada do  Oeste, Raniery Fabris, afirmou ser o dia mais feliz de sua administração, recebendo os maquinários para a execução da obra de recapeamento, equipamentos agrícolas para as associações e o cartão Mais Calcário para beneficio dos produtores.

“Um grande sonho realizado! Foram dois anos e sete meses empenhados para este momento. Nenhum município tem condição de fazer obras deste padrão sozinho. Com o apoio do governo e os parceiros que temos está sendo possível atender a população do jeito que merece”, disse Raniery.

CRESCIMENTO
O governador Confúcio Moura lembrou todos presentes do crescimento econômico que o estado teve no ano passado  equiparado ao da China, em torno dos 6%. “Temos que enfrentar as dificuldades com uma ação efetiva para sair da crise, que é  gastar menos e trabalhar  muito. Com o apoio de todos profissionais liberais veterinários, agrônomos e os técnicos da Emater  que montem um mutirão com objetivo de criar projetos para buscar recursos  no Pronaf.”

“Não basta plantar  e colher, temos que beneficiar. A Suíça e Alemanha são os maiores beneficiadores de café sem plantar um pé.  Temos que parar de vender o galão de leite  bruto e arrumar  um jeito de beneficiar esses produtos na agroindústrias familiar, e assim com o inhame, o peixe e as  várias opção  de criação que temos.  É  muito alegre está aqui hoje com vocês, peço que não desanime de Rondônia, e de sua cidade. Vamos falar bem de nosso estado e de nossas cidades. Vamos criar  uma  corrente positiva,” finalizou o governado Confúcio Moura.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva