17/07/2024

23 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

buritis_0371

Obidio Gomes Pereira diz que valeu a pena

“Várias foram as dificuldades, não existiam estradas, somente picadas de caminhão toreiro, a malária castigou muito os colonos. A minha casa foi a primeira na linha e muitas pessoas lá paravam como ponto de apoio. Estou muito feliz hoje, por receber o título da minha terra. E, apesar de todo sofrimento, valeu a pena!”.

O desabafo do agricultor Obidio Gomes Pereira, morador Linha 3, quilômetro 25, na zona rural de Buritis, ao receber o seu título rural, mostrou a alegria e o sentimento de vitória dos produtores rurais que estiveram presentes no evento, realizado sábado (21), durante a solenidade do Dia Especial do Cacau e liberação de recursos no pavilhão da Cabanha da Rombel, em Buritis.

buritis_0359

No evento, o governo do estado e o Incra entregaram 231 títulos rurais e foi assinada ordem de serviço para readequação de 42 quilômetros de estradas vicinais, nos assentamentos PA Rabo do Tamanduá e PA Norte e Sul e construção de ponte sobre o Rio Branco, na linha União. Com a parceria do governo estadual e federal, já foram entregues seis mil títulos rurais no ano passado e serão entregues mais dois mil novos títulos em 2014.

Dona Raimunda de Bastos Rosa e seu esposo, José Joaquim Bastos, moram na linha 118, primeira A, quilômetro 13, no assentamento São José do Buritis, desde 1997. Na propriedade, a família se dedica à pecuária de leite e corte. Com muito trabalho e dedicação, o casal criou seus quatro filhos.

“É muito bom receber esse título, agora teremos mais liberdade para fazer as coisas em nossa propriedade, pois somos donos de fato e de direito. Era um sonho receber esse título, nem acreditei quando recebi. Estávamos nessa luta há muitos anos”, contou Bastos.

buritis_0354

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, enfatizou com alegria enquanto assinava como testemunha a entrega do título ao produtor José Joaquim Bastos: “fico feliz por este momento. Isso mostra que a união e a cooperação entre as entidades estão funcionando, estamos sim, trabalhando juntos para trazer a alegria e a prosperidade aos produtores rurais de nosso estado”.

o secretário da Emater, Luiz Gomes, destacou o trabalho realizado pelo governo. “Já temos milhares de títulos entregues e muitos ainda serão concretizados nos próximos meses, em todo o estado”, enfatizou.

O superintendente regional do Incra, Luiz Flavio Carvalho Ribeiro, destacou as políticas públicas aos assentados, em parceria do governo federal com o governo do estado. “Vamos elaborar um projeto para a regularização ambiental dos pequenos produtores rurais do município e do estado”, emendou.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva