Governo de Rondônia
19/04/2024

FISCALIZAÇÃO

Procon Rondônia inicia Fase II da Operação Tracking na Capital e nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena

19 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Caso o consumidor sinta-se prejudicado, contactar diretamente a Coordenadoria pelo 151 e o site: https://procon.ro.gov.br/

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Rondônia tem dado continuidade à Operação Tracking (Rastreio), iniciando a Fase II na Capital e nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. A Coordenadoria vem realizando fiscalizações regulares nos postos de combustível para evitar possíveis repasses com precificação abusiva que prejudique o consumidor final.

O Procon Rondônia inicia a segunda fase da operação devido à nova declaração do Governo Federal acerca da política de preço dos combustíveis. A Coordenadoria tem agido, tanto em Porto Velho quanto no interior do Estado, em municípios como Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena, visando fiscalizar o repasse anunciado no dia 17 de maio das distribuidoras de combustíveis para o consumidor final.

Em dois dias de atuação, o Procon Rondônia fiscalizou 40 postos, só na Capital, solicitando notas fiscais de entrada e saída de combustível para fins comparativos, e foi averiguado em primeiro momento que alguns postos já reduziram, significativamente, o valor de distribuição dos combustíveis. Ao todo, 87 postos foram inspecionados, sendo estes: 40 em Porto Velho, 14 em Vilhena, 20 em Ji-Paraná e 13 em Ariquemes, até o momento.

O Procon está auferindo e solicitando notas fiscais desses postos de combustíveis para verificar a cadeia de repasse e quais medidas estes estão tomando, para que o consumidor final sinta essa diferença no bolso. A Coordenadoria não regula preços, e, sim, fiscaliza se está sendo repassado a diminuição anunciada pelo Governo Federal ao consumidor final, a fim de coibir tal prática. Caso o consumidor sinta-se prejudicado, pode contactar diretamente a Coordenadoria pelos canais de comunicação oficiais do órgão, sendo eles; o canal oficial 151 e o site: https://procon.ro.gov.br/


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ana Cláudia Barros
Fotos: Arquivo Procon
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo