Governo de Rondônia
22/11/2024

PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR

Procon realiza fiscalização e ação de conscientização em alusão ao Dia Internacional do Consumidor

11 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

 

Precificação e informações pertinentes ao consumidor são uns dos quesitos analisados pelos fiscais

 

Nesta quarta-feira (11), fiscais do Serviço de Proteção ao Consumidor em Rondônia (Procon), realizaram uma ação de fiscalização nas lojas do Porto Velho Shopping, marcando a semana do Dia Internacional do Consumidor, que será no próximo domingo (15).

Segundo o novo coordenador Estadual do Procon, Ihgor Rego, advogado que assumiu há uma semana, a ação inclui panfletagem e orientação aos consumidores sobre os direitos nas relações de consumo.

“Na verdade tem uma finalidade educativa: primeiro com os consumidores, para desmistificar e sanar eventuais dúvidas que eles tenham sobre as relações de consumo, direitos que às vezes o comércio lhes nega. Este mês também completa 29 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor. O benefício desta ação é, no primeiro momento, harmonizar essas relações muitas vezes tumultuadas”, declarou.

Além da descrição dos serviços prestados pelo Procon ao consumidor, os fiscais acompanharam o cumprimento da legislação, tanto do Código de Defesa, quanto das leis estaduais e federais, no que diz respeito à relação consumerista.

O advogado Ihgor Rego é o novo coordenador estadual do Procon

“Estamos analisando vitrines com relação à precificação, formas de pagamento, se há alguma limitação sobre os direitos do consumidor e se está dentro da lei, dando ampla informação ao consumidor. A nossa pretensão é estender essa ação a todo o Estado e comércio em geral”, completou o coordenador.

Ihgor Rego conta que, como assumiu recentemente, está alinhando com a equipe, formas de melhor oferecer os serviços do Procon aos consumidores. “Estamos articulando novas políticas para melhorar o desempenho das atividades do Procon, implementando novas ideias para agilidade no atendimento e maior efetividade nas soluções de conflitos, aumentando a nossa capacidade de realizar conciliações”, revela.

Atualmente média de resolutividade das demandas que chegam ao Procon é de 30%, por meio das audiências de conciliação. “A nossa ideia é aumentar o canal de diálogo com os fornecedores para aumentar a resolutividade. Nós queremos otimizar o serviço para entregar algo que seja harmônico às relações e consumo e adequado à população”.

Leia Mais:

 Procon de Ji-Paraná notifica postos de combustíveis para conter eventual abuso de preço

 Postos de combustíveis com aumento abusivo são autuados pelo Procon Rondônia

 Na volta às aulas, Procon alerta pais de alunos a respeito de horários, condições e higiene das vans escolares

 Procon Rondônia notifica consórcio de transporte coletivo em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Governo, Legislação, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo