Governo de Rondônia
28/03/2024

AVALIAÇÃO

Primeiro ConQueijo é lançado oficialmente durante a 9ª Rondônia Rural Show; vencedores serão conhecidos no sábado, 28

26 de maio de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

ConQueijo recebeu 12 inscrições de produtores rurais das regiões: Zona da Mata, Central, Vale do Jamari, Madeira Mamoré e Cone Sul do Estado

Lançado na tarde desta quarta-feira (25), durante a apresentação da 3ª RondoLEITE, que acontece na 9ª Rondônia Rural Show Internacional, o 1° Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia – ConQueijo, que visa promover a qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, proporcionando assim, ao produtor rural, um maior conhecimento das características técnicas na qualidade do produto final oferecido, em função dos atributos sensoriais avaliados por analistas especialistas.

Os produtores participantes do Concurso vão concorrer a R$ 61.551,92 (sessenta e um mil, quinhentos e cinquenta e um reais e noventa e dois centavos) em prêmios. O ConQueijo é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater e Agência Estadual de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron.

O 1° ConQueijo recebeu 12 inscrições de produtores rurais das regiões da Zona da Mata, Central, Vale do Jamari, Madeira Mamoré e Cone Sul do Estado. No total, 29 queijos estarão concorrendo dentro das cinco categorias, sendo elas: mozzarella, provolone, queijo minas padrão, queijo coalho e queijos de massa filada.

ConQueijo visa valorizar a cadeia produtiva de queijos artesanais de Rondônia

Os participantes são de agroindústrias familiares e estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados localizadas em Rondônia, com Serviço de Inspeção Oficial (SIM, SIE ou SISBI).

“Iniciamos hoje o 1° ConQueijo de Rondônia. Os jurados foram selecionados depois de uma capacitação técnica, para atuarem em qualquer concurso de queijo do Brasil. Os jurados realizaram análise criteriosa dos queijos, como apresentação do formato e acabamento, cor, textura, consistência, paladar e olfato, para escolherem o melhor do Estado, informou a coordenadora de Desenvolvimento Agropecuário, Pecuária e Aquicultura da Seagri, Carolina Parra.

Acabamento, cor, textura, consistência do queijo em análises dos jurados

Durante o lançamento, o governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que a 3ª RondoLEITE e o 1° ConQueijo tem o objetivo de valorizar os produtos derivados do leite e fortalecer a economia do Estado. “O leite é um produto muito importante para o ser humano. Vários produtos são feitos com o leite, como os queijos, e outros à base de leite, como pães e bolos.

A RondoLEITE e o ConQueijo valorizam nossos produtos locais e ensinam as pessoas a conhecerem e reconhecerem os produtos derivados de leite, além de fomentar a economia com produtos que se originam do leite. Somos ganhadores do melhor queijo do País e estamos muito felizes com esse resultado, e isso pode continuar acontecendo cada vez mais”, relatou o governador.

Nos dias 26 e 27, os jurados farão a contabilização e comparação dos dados dos requisitos estabelecidos. Já no dia 28 de maio, às 9h, será a cerimônia de entrega dos ganhadores do 1° ConQueijo, com homenagem a personalidades da cadeia produtiva do leite e queijo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sara Cicera
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Cerimônia, Economia, Evento


Compartilhe


Pular para o conteúdo