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16/08/2024

SAÚDE PÚBLICA

Policlínica Oswaldo Cruz atende 9.500 pacientes por mês com agendamento de consultas

11 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Atendimento na POC  ultrapassa 9,5 mil pacientes por mês

Atendimento na POC ultrapassa 9,5 mil pacientes por mês

Com uma média mensal de 9.500 consultas médicas, a Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, vai transformando e formando uma nova cultura de atendimento no Serviço de Saúde Estadual, com a adoção do Programa de Regulação de Consultas do Ministério da Saúde, que consiste no acesso igualitário para o atendimento de pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS).

Segundo a enfermeira Caires Regina Valência Sales, chefe de Regulação da Secretaria da Saúde na POC, o sistema não é infalível, mas mudou radicalmente a velha estratégia de atendimento, com resultados que satisfazem o serviço de saúde e os pacientes. Por esse sistema, o cidadão que deseja fazer uma consulta com um especialista, deve encaminhar-se ao posto de saúde ou equivalente mais próximo de sua residência, em qualquer um dos 52 municípios de Rondônia, e pedir ao profissional médico o encaminhamento para um especialista. Desta forma, o próprio serviço de saúde processa o agendamento da consulta, evitando filas e aborrecimentos, e o paciente é comunicado sobre o data e o horário que deverá comparecer à POC para a consulta com o especialista.

Caires lembra que não foi fácil a implantação dessa metodologia de atendimento, pelos vícios operacionais que existiam, mas, aos poucos, essas medidas foram se ajustando, e hoje um paciente que foi atendido em Vilhena, por exemplo, sabe o dia e a hora que tem de estar na Policlínica para ser atendido.

A dona de casa Biliane José do Nascimento, 21, que acompanhava a filha Ana Júlia, de 5 anos, nesta quarta-feira (11), na Policlínica em Porto Velho, confirmou as palavras da diretora, informando que veio da cidade de Machadinho do Oeste devidamente agendada e que foi bem atendida.

De opinião semelhante, Iago Mendes, 19, e Diogo Teixeira dos Santos, 21, ambos recuperando de graves lesões por acidente de motocicletas, estão igualmente satisfeitos com o atendimento na POC.

A chefe da regulação credita a melhoria de todo o sistema ao esforço do governo em organizar e humanizar o atendimento nos serviços de saúde, em que, segundo ela, foi determinante a experiência do titular da Secretaria de Saúde, Williames Pimentel, que implantou o mesmo sistema na Prefeitura de Porto Velho, no Centro de Especialidade Médica (CEM).

RECORDANDO

Antes da implantação do Programa de Regulação de Consultas, pelo sistema antigo, se distribuía 200 fichas para consultas, fato que levava muitos pacientes dormirem na fila. Por este método, o paciente que de fato precisava de atendimento não conseguia ficha, porque seu estado de saúde não permitia que ele dormisse na fila e, assim, era sempre prejudicado, sem contar com outros fatores prejudiciais ao atendimento, principalmente os de ordem política.


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Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Saúde, Serviço


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