23/05/2024

COOPERAÇÃO

Piscicultores de Espigão do Oeste são beneficiados pela cessão de equipamentos do governo de Rondônia à prefeitura

10 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Programa de Incentivo a Piscicultura - Espigão do Oeste - Fotos Dhiony Costa e Silva (2)Produtores da Associação  dos Piscicultores  de  Espigão  do Oeste (Aspeo) participaram da solenidade na sexta-feira, 7, no auditório da Câmara Municipal, para assinatura do termo de cessão de uso de patrulha mecanizada para a construção de tanques na piscicultura do município, pelo prefeito Célio Renato e o secretário de Estado de Agricultura (Seagri), Evandro Padovani.

O termo de cessão tem validade de 90 dias, com o objetivo de atender os piscicultores do município. O prefeito Célio Renato agradeceu o empenho do governador pelo apoio, bem como o secretário Padovani e a deputada estadual Lucia Tereza pelo desempenho para que esses equipamentos viessem para o município. “Verificaremos a forma mais rápida para passar os equipamentos aos piscicultores, pois encaminharemos o projeto para a Câmara de Vereadores com a finalidade de obter recursos para manter todos os equipamentos”.

O presidente da Câmara Municipal de Espigão do Oeste, Darci José Kischener, destacou a importância do trabalho do  programa de incentivo à piscicultura para o município e garantiu que a câmara é parceira da prefeitura nesse programa. “Vamos andar juntos! Prefeito, deputada, estado e Câmara Municipal, juntos iremos desenvolver a piscicultura  no município”.

A patrulha é formada por um caminhão caçamba, pá carregadeira, escavadeira hidráulica, um caminhão melosa e um caminhão semi-reboque.  Esses equipamentos atenderão mais de 100 produtores no município.

O diretor presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater),  Luiz Gomes Furtado, ressaltou os trabalhos  da empresa nas emissões das licenças ambientais  e o acompanhamento técnico aos produtores. “Além das licenças ambientais, acompanhamos todo projeto de construção e orientação técnica aos piscicultores.”

Programa de Incentivo a Piscicultura - Espigão do Oeste - Fotos Dhiony Costa e Silva (1)

Patrulha mecanizada atenderá piscicultores de Espigão do Oeste

Para a deputada Lúcia Teresa, a piscicultura fortalece a economia do município agregando uma fonte de renda extra aos produtores rurais. “Estamos reunidos aqui pela piscicultura e o fortalecimento  da economia de Espigão do Oeste. Quem planta tem o direito  de ser assistido,” destacou a deputada.

Segundo o secretário da Seagri,  Evandro Padovani, a união  da classe política para o desenvolvimento da piscicultura no município é importante. A piscicultura foi uma das atividades agropecuárias que mais se desenvolveu no Estado nos últimos anos, saltando de 12 mil toneladas em 2011, para uma produção estimada de mais 80 mil toneladas em 2014. “E a meta do governador Confúcio Moura até final de 2018 é de 250 mil toneladas”.

“Mas para que alçássemos esse numero é notável que exista a parceria Governo do Estado, deputados, prefeituras e associações de produtores, pois, além da produtividade temos que produzir todo esse volume de pescado com qualidade. Por isso estamos criando o Plano Estadual de Sanidade Aquícola”, enfatizou Padavoni.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva