PRÊMIO CONFAP

Pesquisador rondoniense é finalista na Premiação Nacional de Ciência e Tecnologia 2023

27 de fevereiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Reforma-predio-FAPERO-24-11-22_Foto-Jaquelina-Malta.2

Pesquisador está entre os finalistas da premiação nacional com apoio da Fapero

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Confap publicou a lista dos candidatos finalistas da etapa nacional da 2ª edição do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação “Professora Odete Fátima Machado da Silveira”.

O Prêmio é uma iniciativa do Conselho, com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e premia pesquisadores que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados geraram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira.

O Prêmio também reconhecerá a atuação de profissionais de comunicação que, por intermédio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a CT&I e a sociedade brasileira.

Luiz Francisco atua na Embrapa-RO

Rondônia está entre os finalistas da premiação nacional, representada pelo pesquisador Luiz Francisco Machado Pfeifer, que tem o apoio institucional da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa – Fapero, e está entre os contemplados no prêmio na categoria inovação no setor público. O pesquisador agradeceu o Governo de Rondônia pelo incentivo e apoio na realização de suas pesquisas, através do fomento da Fapero

Em 21 de novembro de 2022, ocorreu a premiação Fapero “Dr. Wilson Veneziano”, onde o pesquisador Francisco Machado Pfeifer foi premiado na categoria Pesquisador Inovador. Em janeiro de 2023 a Confap, que representa todas as Fundações de Amparo à Pesquisa e à Ciência do Brasil, elegeu os pesquisadores finalistas à premiação nacional que ocorrerá em 23 de março, na cidade de São Paulo. O pesquisador Luiz Francisco Machado Pfeifer representará a Fapero no evento e, consequentemente, o estado de Rondônia.

Luiz Francisco Machado Pfeifer atua na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa-RO. É médico veterinário, doutor em Melhoramento e Reprodução Animal; Pós-Doc pela (University of Saskatchewan, Canadá) e na UFPel/RS (Faculdade de Veterinária). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq, Amazonpec. É docente em 3 Programas de Pós-graduação: 1. Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), 2. Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA, UNIR/RO), e 3. Sanidade e Produção Animal (PPGPA, Ufac/AC). Atua nas linhas de pesquisa: Saúde uterina e eventos da ovulação que afetam a fertilidade de bovinos e desenvolvimento de ferramentas e ativos de inovação que visam melhorar a fertilidade de vacas de leite e corte.

Texto: Victoria Bacon
Fotos: Esio Mendes