Pular para o conteúdo
Governo de Rondônia
30/03/2025

PESQUISA E INOVAÇÃO

Pesquisa de Rondônia conquista segunda qualificação nacional e amplia relevância do estado no cenário da ciência e inovação

25 de março de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia celebra um grande avanço para a pesquisa científica de Rondônia. Por meio do trabalho do pesquisador da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), a instituição foi qualificada no resultado do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e está entre os projetos que receberão apoio financeiro ao desenvolvimento de pesquisas estratégicas. O projeto submetido obteve uma avaliação excepcional, alcançando a nota 9,7, o que demonstra a alta relevância científica e o impacto positivo esperado dos estudos desenvolvidos.

O pesquisador possui uma trajetória consolidada na pesquisa científica, sendo referência na área

A qualificação no Programa INCT assegura um investimento de R$ 13.480.749,36 milhões, fortalecendo o avanço da pesquisa e da ciência em Rondônia. Esse feito representa um marco significativo para o estado, que conta com dois INCTs, ampliando sua relevância no cenário nacional da ciência e inovação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa desempenha uma função essencial no impulso à pesquisa de ponta no Brasil, promovendo avanços estratégicos em várias áreas do conhecimento. “Essa conquista reforça a importância do financiamento à ciência e colaboração entre instituições e pesquisadores para enfrentar os desafios globais”, ressaltou.

PESQUISA E INOVAÇÃO

O pesquisador dr. Andreimar Martins Soares, especialista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) possui uma trajetória consolidada na pesquisa científica, sendo referência na área e contribuindo significativamente ao avanço da ciência no estado e no país. Coordenador da Rede Internacional de Pesquisa e Conhecimento de Excelência da Amazônia Ocidental (Red-Conexão) e pesquisador da Fiocruz, sua qualificação e o investimento conquistado representam um avanço considerável à ciência em Rondônia, fortalecendo a importância do apoio contínuo para pesquisa e inovação no estado.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

O programa INCT surgiu a partir da evolução dos Institutos do Milênio, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia executada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com objetivo de ampliar o apoio a projetos estratégicos. Desde 2005, os INCTs têm incentivado redes de pesquisa em diversas áreas, elevando os padrões de excelência e fortalecendo a competitividade da ciência e tecnologia brasileira, no cenário internacional.

De acordo com o presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad, a qualificação reforça a função primordial dos pesquisadores na transformação da sociedade. “Esta conquista intensifica o compromisso da nossa instituição com a promoção da pesquisa de excelência e papel essencial dos pesquisadores na transformação da sociedade. O trabalho do dr. Andreimar Soares à frente desse projeto, demonstra a qualidade da pesquisa desenvolvida no estado e o potencial dos nossos cientistas para gerar soluções inovadoras e impactar positivamente o desenvolvimento de Rondônia”, enfatizou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Victoria Angelo Bacon
Fotos: Assessoria Fapero e Fiocruz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ciência, Comunicação, Governo, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe