29/06/2024

AGRICULTURA FAMILIAR

Pequenos agricultores projetam futuro vitorioso ao assinarem contratos de aquisição de terras em Candeias do Jamari

19 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Marcio Pereira da Silva . entrega  oficial de contratos de aquisição de terra  fotos de ésio mendes  (2)

Márcio Pereira da Silva e Jaqueline Xavier receberam o título da terra

O ministro do Desenvolvimento Agrário,  Patrus Ananais, passou 7h em Rondônia, nessa quinta-feira (19), e entre outras atividades da agenda, juntamente com o governador Confúcio Moura, contribuiu para transformar a vida de 157 famílias de agricultores, que receberam, cada uma, contrato de aquisição de lotes de 10 hectares. Na área, onde originalmente funcionou a Fazenda Rancho Alegre, em Candeias do Jamari, vão cultivar hortaliças, árvores frutíferas e criar animais.

A alegria dos novos proprietários de terras era visível. Aleitir José Soares, um mineiro divorciado, que vive com o filho de 15 anos, comemorou. Aos 55 anos, ele detalhou os planos que tem: “vou plantar macaxeira e banana. Depois vejo o que é possível fazer mais. Mas é uma nova história que acontece na minha vida”, disse com emoção.

Com uma trajetória toda desenvolvida como trabalhador rural com a família, e depois como empregado, Aleitir não parava de rir ao concluir que a partir de agora será seu próprio patrão.

“Tenho perspectivas naquilo que sempre sonhei: viver da agricultura como meus pais” – Márcio Pereira, agricultor

Os lotes, que para o governador Confúcio Moura serão a redenção daquelas famílias, darão uma nova rota para Márcio Pereira da Silva e sua noiva, Jaqueline Xavier. Este é o seu primeiro pedaço de terra, e ele garante que lutou muito para ter direito à conquista. “O pessoal do banco [do Brasil] vai me orientar sobre o que plantar. Mas estou feliz porque tenho perspectivas naquilo que sempre sonhei: viver da agricultura como meus pais”.

O governador de Rondônia explicou que existe uma projeção de que, em pouco tempo, as famílias que estão ligadas às quatro associações de produtores rurais estarão gerando riquezas na faixa de R$ 5 milhões, mensalmente. “Se trabalharem como vocês sabem trabalhar, poderão mandar os filhos para as faculdades, comprar carros, ter muito conforto”, afirmou.

entrega  oficial de contratos de aquisição de terras  (59)

Entrega de títulos foi feita pelo governador e pelo ministro Patrus Ananias

Confúcio prometeu retornar outras vezes para acompanhar o desenvolvimento dos agricultores, que terão assistência técnica, recursos para infraestrutura e estradas abertas, entre outros benefícios.

A Fazenda Rancho Alegre foi adquirida pelas famílias. A área original é de 1.577 hectares e cada proprietário ficou com pouco mais de 10 hectares, pelo valor de R$ 56, 2 mil.

A entrega dos contratos foi organizada pela Coordenadoria da Unidade Técnica Estadual, órgão da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

AGROINDÚSTRIA

O ministro, o governador, o senador Valdir Raupp, deputados estaduais, vereadores e o prefeito de Candeias do Jamari Francisco Soares, também participaram da inauguração da agroindústria de polpas Paraíso, da Associação Agroambiental Paraíso das Acácias, na Linha do Linhão.

O empreendimento vai produzir polpa de manga, acerola, açaí, cupuaçu e maracujá, e poderá vender para qualquer lugar do País.

A recuperação da política que está a serviço da vida, das pessoas mais pobres e da prestação de serviço, foi defendida pelo ministro Patrus Ananias, durante a cerimônia. Segundo ele, não basta investir para que a produção agrícola cresça. “Temos que produzir alimentos de qualidade, cuidar da saúde das pessoas e também da terra”, afirmou, esclarecendo que o excesso de agrotóxicos e sementes transgênicas deve ser discutido seriamente.

Ao referir-se às famílias que necessitam de terras para plantar, Patrus Ananias disse que o governo federal vai investir para que os assentados tenham dignidade e não precisem morar sob lonas.

Agroindústria inaugurada vai aumentar a renda das famílias com a produção de polpa de frutas

Confúcio Moura revelou que já existem, no estado, mais de 700 agroindústrias, e seu sonho é levar a industrialização para os sítios, chácaras e quintais a fim de mostrar o potencial produtivo do agricultor familiar.

O governador disse ao ministro que a maioria dos municípios do estado originou-se de pequenos núcleos de famílias de agricultores, pessoas que ajudaram a elevar para quase 2 milhões de habitantes uma região que tinha apenas 100 mil moradores.

FUTURA ESCOLA

A comitiva também visitou, em Candeias do Jamari, a área onde será construída a Escola Casa Família Rural (CFR), numa parceria do governo estadual com a concessionária Santo Antônio Energia.

A CFR será uma escola diferenciada que formará técnicos em agricultura e agronegócio. A grade curricular foi programada para contemplar atividades que os alunos desenvolverão nas propriedades com seus pais. A escola terá, além das salas de aula, cozinha, auditório, laboratório de análise de solo e biblioteca, entre outras dependências.

Veja fotos

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes

Agricultura, Agropecuária, Economia, Educação, Evento, Governo, Indústria, Meio Ambiente, Obras, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Sociedade