26/04/2024

RONDÔNIA RURAL SHOW

Pavilhão Empresarial da Rondônia Rural Show Internacional é inaugurado com incentivo a negócios sustentáveis e exportações

22 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Programação neste pavilhão acontecerão em três ambientes diferentes: o palco principal, o palco da Inovação e o espaço internacional

O Pavilhão Empresarial da 10ª Rondônia Rural Show Internacional foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (22) pelo governador Marcos Rocha, que anunciou novos investimentos em projetos sustentáveis e a parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ApexBrasil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e uma empresa rondoniense, para impulsionar as exportações de Rondônia.

O governador destacou a importância de ampliar as condições para que os produtos de Rondônia alcancem cada vez mais os mercados internacionais.

“Rondônia impressiona os investidores internacionais pelo desenvolvimento. O valor bruto da produção agropecuária que era de R$ 9 bilhões em 2019, já ultrapassou mais de R$ 20 bilhões. Somos um estado forte, onde a nossa união tem transformado a nossa terra, tenho orgulho de tudo que tem acontecido no nosso e vamos crescer mais”, acrescentou.

EXPORTAÇÃO

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, explicou que o projeto de treinamento e habilitação de empresas para fazer exportações contemplará em Rondônia, este ano, 50 empresas em Porto Velho e outras 25 em Ji-Paraná. “Essa iniciativa faz parte do incentivo a exportação, e acredito que Rondônia é o berço para mudanças na história da exportação. A região Norte tem muito o que aprender com os produtores de Rondônia, pois o Estado é responsável por quase R$ 3 bilhões das exportações desta região”, afirmou.

SUSTENTABILIDADE

Na cerimônia, também foram anunciados investimentos em projetos de inovação sustentável.”Rondônia terá uma nova indústria de rações, investimento de R$ 50 milhões, e também um projeto de economia verde, com produções voltadas para geração de crédito de carbono. Esses novos negócios irão gerar mais empregos, mais renda, e melhorar a economia do nosso Estado”, explica o governador.

ESTRUTURA

O secretário de Desenvolvimento Econômico – Sedec, Sérgio Gonçalves, destacou que para esta edição foram feitas mudanças no pavilhão para dar mais conforto ao ambiente de negócios. Há 86 estandes, de artesãos, empresas beneficiadas com o Programa de Incentivo Tributário – PIT, e de representantes internacionais.

“O Pavilhão Empresarial Internacional está bem melhor, uma prova da confiança dos expositores na economia de Rondônia. Temos certeza que esse esforço conjunto resultará em bons negócios na feira”, disse o secretário.Ao longo da semana, o espaço receberá uma série de atividades.

A programação neste pavilhão acontecerá em três ambientes diferentes: o palco principal, que contará com palestras, talk shows, atrações culturais; o palco da Inovação para desenvolvimento de soluções inovadoras; e o espaço internacional com reuniões e rodadas de negócios entre os empresários rondonienses e as autoridades comerciais internacionais, com a interlocução da Invest Rondônia.

REPRESENTANTES INTERNACIONAIS

Estiveram presentes na cerimônia de abertura do Pavilhão Empresarial Internacional o embaixador da Costa do Marfim Diamoutené Alassane Zié; a conselheira encarregada de Assuntos Econômicos da Embaixada da Costa do Marfim,Marie Paule Yapi Dogbo; o primeiro Conselheiro da Embaixada da Costa do Marfim,Lamine Kanté; o adido Agrícola da Embaixada dos EUA, Nicole Podesta, o encarregado de Negócios da Embaixada da Bolívia, Horacio Villegas Pardo ; o presidente da Câmara Texana, Max Paul e o executivo de Negócios da Câmara Árabe, Murillo Ambros.

Marcos Rocha ressaltou a união em benefício da população é o que tem unido os poderes em Rondônia

ESPAÇO DA ALE/RO

Após a inauguração do Pavilhão Empresarial Internacional, o governador Marcos Rocha também participou da inauguração do espaço da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE) na Rondônia Rural Show. Ele ressaltou que a união em benefício da população é o que tem unido os poderes em Rondônia.

“O Governo de Rondônia é grato a Assembleia Legislativa de Rondônia pelas aprovações com agilidade dos projetos que enviamos. Isso está acontecendo porque todos os nossos projetos são para gerar desenvolvimento para o nosso Estado e atender as necessidades da nossa população, e porque temos deputados atentos a isso. É com essa união que estamos transformando o nosso Estado”.

Marcos Rocha lembrou que Rondônia é o estado com menor desemprego do Brasil, é o que mais emprega jovens, é triplo A em solidez fiscal; destaca-se na transparência de dados contábeis, e se preocupa em desenvolver cuidando do meio ambiente. O presidente da ALE, Marcelo Cruz, parabenizou o Governo pela 10ª Rondônia Rural Show Internacional, e aproveitou para anunciar que desta vez, a Assembleia terá programação em todos os dias da feira agropecuária.

Para ter a programação completa, acesse o site oficial do evento.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Nery e Daiane Mendonça

Agricultura, Agropecuária, Cerimônia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Governo Itinerante, Rondônia, Sociedade, Turismo