Governo de Rondônia
27/04/2024

RONDÔNIA RURAL SHOW

Pavilhão da Agroindústria terá exposição e produtores rurais receberão selo de qualificação na Rondônia Rural Show

16 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia Rural Show terá a participação de 60 expositores da agricultura familiar

A Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri confirmou a participação de 60 expositores da agricultura familiar, no Pavilhão da Agroindústria, para a 10ª Rondônia Rural Show Internacional, que ocorrerá nos dias 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Divididos em uma área de 1600 metros quadrados, os expositores ocuparão o espaço, que é destinado ao fomento de produtos derivados do leite, polpas de fruta, açaí, panificação, café, mel, doces, geleias, compotas, conservas, defumados, farofas artesanais, mandioca gourmet, geladinhos, e manejo sustentável de jacaré. O visitante poderá degustar e comprar os alimentos.

Durante a Feira, dois dos expositores receberão de forma simbólica, o selo do Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar do Estado de Rondônia – Prove; um de Porto Velho e outro de Cacoal. Na prática, o Governo de Rondônia, por meio da Seagri, certifica o empreendimento como agroindústria familiar isentando impostos da produção, pagamentos de taxas de licenciamentos ambientais e fornece um técnico responsável para auxiliar via Emater.

Gleice Lourenço, proprietária de uma agroindústria de polpa de frutas

Em todo o Estado, são mais de 100 agroindústrias certificadas. No período da pandemia, 25 receberam o selo do Prove, e a Seagri está analisando outras agroindústrias que em breve poderão receber suas certificações.

Um dos beneficiários do selo Prove, é a produtora Gleice Lino dos Santos Lourenço, proprietária de uma agroindústria de polpa de frutas, localizada na estrada que dá acesso à Jerusalém da Amazônia, em Porto Velho. Ela e o esposo, Edeildo Andrade Loureço, vão expor e comercializar polpas produzidas com frutos cultivados na própria propriedade. A família cultiva acerola, cajá, goiaba, graviola e cupuaçu. “Nossa intenção é expandir e até contratar mais mão de obra para nos ajudar”, explicou Gleice Lino, acrescentando “começamos com a agroindústria em 2017, mas só em 2020 conseguimos a documentação do Ministério da Agricultura. Mesmo assim, já realizamos alguns sonhos e estamos batalhando para realizar outros”, assegurou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca a relevância no que diz respeito ao incentivo à agricultura familiar. “Não temos medido esforços para beneficiar o maior número de famílias com nossos programas de fomento. Essas ações proporcionam qualidade de vida e conforto à nossa população oriunda da zona Rural”, comentou.

A agroindústria produz 100 quilos de polpa por dia. Com o selo do Prove, a ideia é aumentar a produção, inclusive comprar o excedente de outras propriedades para comercialização. A meta da família de Gleice Lino é cultivar o maracujá, fruto que tem boa aceitação no mercado e está com bons preços. “Para isso, precisamos contratar mais mão de obra”, destacou.

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, que está acompanhando pessoalmente a montagem das estruturas no Centro Tecnológico Vandeci Rack, convida todos a visitarem o Parque da Agroindústria e aproveitarem os produtos da agricultura familiar. “São muitas novidades que nossos produtores estarão expondo na Rondônia Rural Show Internacional”, enfatizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gerson Costa e Jean Carla Costa
Fotos: Diego Sousa e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Sociedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo