Governo de Rondônia
29/06/2024

OUVIDORIA

Ouvidoria-Geral do Detran divulga serviços e campanhas nas unidades do Estado

01 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Apresentação da Ouvidoria Itinerante aos servidores do Detran

Com o objetivo de intermediar as relações entre os cidadãos que demandam serviços e solicitações aos órgãos ou entidades às quais pertencem, a Ouvidoria-Geral do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia tem realizado o projeto Ouvidoria Itinerante, visitando as unidades da Autarquia no Estado para divulgar sua nova estruturação, apresentar ferramentas de gestão e relatórios estatísticos e campanhas.

Como parte de uma ação contínua do Governo, uma das tarefas que a Ouvidoria-Geral do Detran tem primado é a “Campanha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho”. No mês de julho, foram realizadas palestras em 18 unidades da Autarquia, e no mês de agosto, mais 10 municípios receberam a Campanha.

Além das palestras, a Ouvidoria apresentou aos servidores, uma pesquisa realizada junto aos usuários dos serviços prestados pela Autarquia, que faz parte do planejamento do projeto Ouvidoria Itinerante, com o objetivo de fazer uma avaliação do trabalho executado pelo Detran. A avaliação considera se a demanda do usuário foi atendida, qualidade do serviço prestado e sobre o conhecimento da Ouvidoria-Geral do Departamento pelo público atendido. A ouvidora-geral do Detran, Hellen Florêncio, esclareceu que, “a pesquisa é um termômetro, e tem a finalidade de levantar dados de como estão sendo prestados os serviços do Detran/RO, e também nos permite avaliar os pontos referentes sobre quais os principais serviços executados e sua eficiência”.

A ouvidora-geral apresenta resultado de pesquisa

Os dados coletados em julho, evidenciam que os serviços do Detran/RO são conhecidos e utilizados por 80% dos usuários pesquisados, e nesta situação, 95% são prontamente atendidos. “Dessa demanda, a qualidade gira em torno de 42,5% excelente, 32,5% ótimo e 25% bom. No entanto, quando perguntamos quantos conhecem ou já utilizaram o serviço da Ouvidoria do Detran, tivemos um resultado de 70% de respostas como não conhecem e nunca utilizaram o serviço”, explicou a ouvidora-geral.

Para o governador Marcos Rocha é importante a pesquisa que o Detran realiza junto aos usuários. “Precisamos continuamente avaliar, medir e estabelecer metas para que o servidor sinta-se parte da construção de um melhor atendimento, passando pela valorização, capacitação, que consequentemente permitirá a melhoria contínua da gestão pública da Autarquia”, ressaltou.

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes destacou que, é papel das Ouvidorias intermediar as relações entre os cidadãos que demandam serviços e solicitações aos órgãos ou entidades às quais pertencem, com o objetivo de aprimorar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos. “Apresentar o trabalho da Ouvidoria aos servidores nas unidades do Detran é de extrema importância para alcançarmos o objetivo da construção de novas pontes e termos conhecimento de como trabalha a Ouvidoria do Detran, suas campanhas de conscientização, prevenção e valorização do corpo de servidores, tornando o nosso órgão melhor e mais eficaz em sua atuação”.

ETAPAS DO PROJETO

A Ouvidoria-Geral do Detran, por meio do corregedor adjunto da Autarquia, Tiago Melo, concluiu a 2ª etapa do projeto “Ouvidoria Itinerante”, com visitas às unidades da Autarquia em Cacoal, Ministro Andreazza, Alvorada do Oeste, Castanheiras, Nova Brasilândia, São Miguel, Seringueiras, São Francisco, São Domingos e Costa Marques no período de 21 a 25 de agosto. O projeto Ouvidoria Itinerante é composto por sete etapas, com previsão de conclusão em março de 2024.


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Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Carlos Viana
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Cursos, Economia, Educação, Fiscalização, Governo, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


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