15/06/2024

AGRICULTURA DA AMAZÔNIA

Oportunidades e desafios para criadores da raça Girolando são debatidos na Rondônia Rural Show Internacional

22 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A iniciativa demonstra o incentivo do estado em promover o desenvolvimento e a inovação no setor agropecuário

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Associação dos Criadores do Gado Girolando de Rondônia, se reuniram na terça-feira (21), durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em um encontro dos criadores da raça, no Pavilhão da Bovinocultura. O evento foi ministrado pelo presidente da Associação dos Criadores de Girolando Nacional, Domício Arruda. A iniciativa demonstra o incentivo do governo de Rondônia em promover o desenvolvimento e a inovação no setor agropecuário.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que encontros como esses ajudam a fortalecer a cadeia produtiva da raça Girolando no estado. “A pecuária é um dos pilares fundamentais à economia estadual, por isso é fundamental estimular a troca de informações e o desenvolvimento do agronegócio. Essa união demonstra que o estado está atento às demandas dos produtores e busca, constantemente, soluções inovadoras para impulsionar o setor agropecuário”, salienta.

Nos últimos 20 anos, a raça tem crescido significativamente

PRODUÇÃO LEITEIRA

O titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo,  acredita que o encontro entre os Criadores de gado Girolando na feira marcará um novo momento para a produção de leite no estado. O secretário enfatiza a importância da união dos criadores para alcançar patamares, ainda maiores de sucesso, e desenvolvimento na raça. “A troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos entre os criadores são fundamentais para impulsionar a produção de leite e fortalecer a raça Girolando. Neste sentido, acredito que, juntos, os criadores podem enfrentar desafios e buscar soluções inovadoras para melhorar a qualidade e produtividade do gado”, frisou.

Durante a palestra, Domício Arruda explicou aos presentes sobre a evolução da produção leiteira e destacou que, a Girolando é a raça leiteira nacional que mais comercializa sêmen no país. Nos últimos 20 anos, a raça tem crescido significativamente, mostrando um potencial no mercado. “Para aumentar a tecnologia e a produção, não é necessário trocar a raça leiteira, mas sim, investir em melhorias no sistema de produção”, evidenciou.

RESULTADO

Como resultado do encontro, ficou definido que será realizada a primeira exposição ranqueada da raça Girolando, com a participação de 48 cabeças de gado, no município de Ariquemes. O objetivo é inserir Rondônia no calendário nacional da Girolando, no circuito de exposições, para que no próximo ano seja realizada uma exposição ranqueada da raça, durante a Rondônia Rural Show Internacional.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024

1º Dia do evento

2º Dia do eventoParte IIParte III

Texto: Jean Carla Costa