Governo de Rondônia
14/09/2024

ESTAÇÃO ECOLÓGICA

OPERAÇÃO TEMPORÃ II: Focos de incêndios na região Soldado da Borracha tem redução de 46% com ações incisivas

14 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia está monitorando a situação ambiental do estado e sendo combativo, junto com órgãos parceiros

Para a defesa da Estação Ecológica Soldado da Borracha, uma das áreas mais afetadas pelos incêndios florestais neste período de estiagem severa, o governo de Rondônia e órgãos parceiros, desencadearam a “Operação Temporã II” e já obteve resultados significativos. Os focos de incêndios que eram 34 no domingo (8), diminuíram para 17, na quarta-feira (11), apontando uma redução de 46,88%.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, garantiu que o governo está atento, monitorando a situação ambiental do estado, e combativo aos incêndios florestais. “A ‘Operação Temporã’ entra na sua segunda fase mais incisiva e abrangente, um desdobramento necessário para conter as chamas, e vem empregando esforços nas áreas sensíveis do estado, a exemplo da Estação Ecológica Soldado da Borracha”’, enfatizou Marcos Rocha.

BOLETIM

Além de destacar o trabalho intenso de extinção de incêndios, o monitoramento na Estação Ecológica, localizada entre os municípios de Porto Velho e Cujubim, que culminou na redução da área queimada, o boletim da “Operação Temporã II”, também traz o registro de 38 abordagens policiais e de fiscalização feitas na região, bem como a apreensão de arma e munições, uma ação efetiva de inibição de crimes ambientais.

Redução na região Soldado da Borracha foi  de 34 focos de incêndios no domingo, para 17, na quarta-feira

DESAFIOS

O diretor de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), capitão BM, Geanderson Maia Trindade explica que, a região Soldado da Borracha demanda muitos desafios de acesso, morros com subidas íngremes, arbustos e pedras soltas, o que torna a tarefa difícil e exaustiva.

De acordo com o  diretor de Comunicação do CBMRO, os profissionais empregam técnicas de extinção das chamas e também fazem aceiros, para prevenir a passagem do fogo. “É um trabalho combativo e preventivo, essencial para execução dessa operação técnica e tática”, frisou.

ENTIDADES ENVOLVIDAS

A ação reúne o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO), Polícia Militar (PMRO), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Civil (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec), Gerência de Aviação Aérea do Estado de Rondônia (Gave), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Exército Brasileiro.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Israel Pires
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Crise hídrica e queimadas, Cujubim, Distritos, Ecologia, Governo, Meio Ambiente, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo