30/04/2024

O Grupo de Operações Aéreas – GOA do CBMRO é contemplado com mais uma aeronave de resgate

25 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O Governador Confúcio Aires Moura entregou na tarde desta segunda feira, dia 24 de março, o avião de asas altas, monomotor modelo Cessna 2010 Kcenturion, Prefixo PT-DPH, com capacidade para seis tripulantes, autonomia de 05 horas de voo.

É um avião de alta confiabilidade e há anos opera na Amazônia brasileira em situações bastante adversas o que o coloca como uma das máquinas mais utilizadas para as peculiaridades da região em face de sua versatilidade e boa capacidade de carga.

2 (2)

Avaliado em R$ 650 mil reais, ele pode ser adaptado na configuração aeromédica, onde comporta 03 pessoas, sendo um paciente deitado em maca, além de médico e enfermeiro. Em outra configuração, pode transportar quatro passageiros, podendo ser utilizada para transporte de enfermos sentados, autoridades, monitoramento aéreo, transporte de tropas dentre outros.

Grupo de Operações Aérea - GOA, o comandante do GOA Major Leal e sua tropa

Grupo de Operações Aérea – GOA, o comandante do GOA Major Leal e sua tropa

5.1

Na oportunidade, o Governador entregou também viaturas que irão integrar a frota da Corporação e que já irão servir de apoio na Operação Enchente.

Ao fazer o uso da palavra, Confúcio Moura, parabenizou mais uma vez o CBMRO pelos trabalhos que vem desenvolvendo dos 3 anos da atual gestão, bem como a iniciativa do Juiz da Comarca de Tóxicos de Porto Velho, Glodner Luiz Pauletto, sendo que esta ação colaborará significativamente no atendimento aeromédico do Estado salvando cada vez mais vidas.

Governador Confucio Moura entrega a chave da Aeronave Cessna

Histórico

Esta aeronave foi apreendida em 2008 com entorpecentes e após transitado e julgado o processo, o Juiz da Comarca de Tóxicos de Porto Velho,  Glodner Luiz Pauletto, decretou seu perdimento em favor da Sesdec, tendo como Operador o Grupo de Operações Aéreas – GOA, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia.

Em 2011 o CBMRO por meio do Funesbom (Fundo Especial do Corpo de Bombeiros), iniciou um processo de manutenção para revitalização e regularização da aeronave perante os órgãos competentes para colocar a aeronave à disposição da sociedade.

O Comandante Geral agradece toda a Corporação pela dedicação dos oficiais e praças do CBMRO

Grupo de Operações Aérea - GOA

Grupo de Operações Aérea – GOA

O GOA

Criado por meio da Lei n° 2.699 de 28 de março de 2012, o Grupo de Operações Aéreas – GOA dá o suporte necessário às Operações Aéreas de socorro, onde após  dois anos de atuação já acumula mais de 600 horas de voo, distribuídas em mais de 200 missões.

A aeronave, já neste primeiro momento, será utilizada no socorro e transporte das pessoas atingidas pela enchente do rio Madeira que se encontram em vários municípios totalmente isoladas por via terrestre, contando somente com o transporte aéreo para o transporte.

Governo, Rondônia