Governo de Rondônia
30/04/2024

O Grupo de Operações Aéreas – GOA do CBMRO é contemplado com mais uma aeronave de resgate

25 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O Governador Confúcio Aires Moura entregou na tarde desta segunda feira, dia 24 de março, o avião de asas altas, monomotor modelo Cessna 2010 Kcenturion, Prefixo PT-DPH, com capacidade para seis tripulantes, autonomia de 05 horas de voo.

É um avião de alta confiabilidade e há anos opera na Amazônia brasileira em situações bastante adversas o que o coloca como uma das máquinas mais utilizadas para as peculiaridades da região em face de sua versatilidade e boa capacidade de carga.

2 (2)

Avaliado em R$ 650 mil reais, ele pode ser adaptado na configuração aeromédica, onde comporta 03 pessoas, sendo um paciente deitado em maca, além de médico e enfermeiro. Em outra configuração, pode transportar quatro passageiros, podendo ser utilizada para transporte de enfermos sentados, autoridades, monitoramento aéreo, transporte de tropas dentre outros.

Grupo de Operações Aérea - GOA, o comandante do GOA Major Leal e sua tropa

Grupo de Operações Aérea – GOA, o comandante do GOA Major Leal e sua tropa

 

5.1

Na oportunidade, o Governador entregou também viaturas que irão integrar a frota da Corporação e que já irão servir de apoio na Operação Enchente.

Ao fazer o uso da palavra, Confúcio Moura, parabenizou mais uma vez o CBMRO pelos trabalhos que vem desenvolvendo dos 3 anos da atual gestão, bem como a iniciativa do Juiz da Comarca de Tóxicos de Porto Velho, Glodner Luiz Pauletto, sendo que esta ação colaborará significativamente no atendimento aeromédico do Estado salvando cada vez mais vidas.

4

Governador Confucio Moura entrega a chave da Aeronave Cessna

Histórico

Esta aeronave foi apreendida em 2008 com entorpecentes e após transitado e julgado o processo, o Juiz da Comarca de Tóxicos de Porto Velho,  Glodner Luiz Pauletto, decretou seu perdimento em favor da Sesdec, tendo como Operador o Grupo de Operações Aéreas – GOA, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia.

Em 2011 o CBMRO por meio do Funesbom (Fundo Especial do Corpo de Bombeiros), iniciou um processo de manutenção para revitalização e regularização da aeronave perante os órgãos competentes para colocar a aeronave à disposição da sociedade.

O Comandante Geral agradece toda a Corporação pela dedicação dos oficiais e praças do CBMRO

O Comandante Geral agradece toda a Corporação pela dedicação dos oficiais e praças do CBMRO

 

Grupo de Operações Aérea - GOA

Grupo de Operações Aérea – GOA

O GOA

Criado por meio da Lei n° 2.699 de 28 de março de 2012, o Grupo de Operações Aéreas – GOA dá o suporte necessário às Operações Aéreas de socorro, onde após  dois anos de atuação já acumula mais de 600 horas de voo, distribuídas em mais de 200 missões.

A aeronave, já neste primeiro momento, será utilizada no socorro e transporte das pessoas atingidas pela enchente do rio Madeira que se encontram em vários municípios totalmente isoladas por via terrestre, contando somente com o transporte aéreo para o transporte.

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo