COMPRA E DOAÇÃO

Nova proposta do PAA estadual beneficia mais de 100 produtores e 5 cooperativas da Agricultura Familiar, em Rondônia

05 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de 100 produtores rurais e cinco cooperativas do estado de Rondônia foram beneficiados com a nova proposta de participação da segunda etapa do edital de Chamada Pública n° 001/2021 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, no âmbito do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA Rondônia), no valor de R$ 1.175.000,00 provenientes de recursos próprios do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Conforme o edital, o chamamento será executado na modalidade compra e doação simultânea.

A execução do PAA de Rondônia é realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e prefeituras municipais. As entregas dos produtos da segunda etapa se estenderão até 15 de outubro deste ano.

O PAA é um programa de apoio e incentivo à Agricultura Familiar do estado. Dentro do programa, os produtores têm a oportunidade de comercializar suas produções e conquistar uma forte renda para subsistência, além de incentivá-los a plantar e produzir mais, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo alimentação na mesa dos rondonienses.

Os produtores contemplados, de vários municípios do estado, cultivam uma variedade de produtos, sendo eles: banana, batata, mandioca, melancia, abóbora, couve, alface, cheiro verde, quiabo, feijão, mamão, abacaxi, limão, biscoito, polpas de frutas, doces, peixe entre outros alimentos.

Após a compra do PAA, os produtos são doados a entidades socioassistenciais que atendem famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e alimentar. “O programa é um grande apoio e incentivo do governador Marcos Rocha, que vem buscando fortalecer a agricultura familiar. O PAA beneficia os produtores rurais e cooperativas, além das famílias carentes, com a doação simultânea dos alimentos. Nós vamos continuar dando todo o apoio aos produtores da agricultura familiar”, disse o secretário da Seagri, Evandro Padovani.

Texto: Sara Cicera
Fotos: Helena Alves