PRODUÇÃO LEITEIRA

No Dia Mundial do Leite, Rondônia apresenta uma produção significativa

01 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A pecuária leiteira é uma atividade importante em Rondônia

A pecuária leiteira é uma atividade importante, contribuindo para a economia local e nacional que se tem desenvolvido para impulsionar investimentos em tecnologia, melhoramento genético, infraestrutura e assistência técnica. Em comemoração ao Dia Mundial do Leite, neste 1° de junho, o estado de Rondônia apresenta uma produção significativa de leite.

Segundo informações da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, o plantel destinado à produção leiteira chega a 2,8 milhões de cabeças. Rondônia ocupa a 9ª posição no Brasil com 1,6 milhão de litros/dia. Os municípios de Jaru, Ouro Preto do Oeste, Machadinho, Nova Mamoré e Porto Velho despontam na produção diária.

Os produtores têm buscado modernizar suas propriedades, adotando práticas de manejo mais eficientes e investindo em equipamentos e sistemas de ordenha mecanizada. A pecuária leiteira em Rondônia é realizada, tanto em propriedades de pequeno e médio porte, com sistemas de produção familiar quanto em propriedades de maior escala. Além disso, o Estado conta com as indústrias de laticínios, que desempenham um papel importante no processamento e comercialização do leite e derivados produzidos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha diz que é muito importante o apoio do órgão de assistência técnica para garantir o fortalecimento da produção leiteira. “A produção do leite tem grande capilaridade no Estado, aproximadamente 90% agricultores familiares distribuídos nos 52 municípios, e isso vem contribuindo para a permanência dos produtores no campo, gerando renda e riquezas”, enfatizou.

Entre as ações do Governo de Rondônia, por meio da secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, está Proleite, um programa de apoio e incentivo ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, é importante destacar que, a produção de leite em Rondônia também tem enfrentado desafios, como a questão da sustentabilidade ambiental, a busca por melhores condições sanitárias e o fortalecimento das cadeias produtivas para garantir a rentabilidade e competitividade do setor. “Em resumo, Rondônia é um importante produtor de leite no Brasil, com uma crescente produção e investimentos em tecnologia. A atividade leiteira desempenha um papel significativo na economia regional, contribuindo para o desenvolvimento rural e a geração de empregos no campo e na cidade”, concluiu.

Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Irene Mendes e Maicon Lemes

Agricultura, Agropecuária, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Tecnologia, Terceiro Setor