Governo de Rondônia
24/06/2024

AGRICULTURA DA AMAZÔNIA

Negócios familiares ganham destaque na 11ª Rondônia Rural Show

22 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Pavilhão da Agricultura do Campo à Mesa está expondo produtos de agricultores familiares de vários municípios do estado

Com o tema “Agricultura da Amazônia”, a 11ª Rondônia Rural Show, que acontece desde segunda-feira (20) no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, tem surpreendido com os negócios familiares em exposição nos estandes do Pavilhão Internacional e Pavilhão da Agricultura do Campo à Mesa. As agroindústrias, fomentadas pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), têm garantindo parcerias e aumento de vendas nesta edição da feira.

Proprietária de um empreendimento voltado à produção de geleias, cafés artesanais e chocolates, em Candeias do Jamari, Rogéria Schutz explica que suas expectativas foram superadas em relação à formalização de parcerias na Rondônia Rural Show. Sua linha de produtos alcança o público que tem intolerância à lactose, trigo, soja e derivados. “Nosso foco nesta edição é fecharmos parcerias, e estamos cumprindo nossa meta. Cada vez mais pessoas estão buscando produtos sem trigo, lactose e leite. Estamos oferecendo essa linha na feira’”, ressaltou.

MELHORIAS

Rogéria Schutz é proprietária de um empreendimento em Candeias do Jamari

A 11ª edição da Rondônia Rural Show também garantiu o crescimento do faturamento das agroindústrias da empresária do município de Nova Brasilândia, Dalile Vilardi, voltado ao ramo de conservas de palmito. “Minha família trabalha com palmito in natura desde 2003, mas a empresa que comprava a produção acabou fechando as portas, deixando uma “janela aberta” no mercado. Nós aproveitamos essa janela e fechamos mais parcerias. Na edição passada fechamos contratos com três pizzarias de Porto Velho, Vilhena e Ji-Paraná. Estamos nesse ramo há cinco anos”, pontuou. Conforme a empresária,  é a segunda participação da agroindústria na Rondônia Rural Show, e elogiou o espaço e a publicidade proporcionados pelo governo, através das secretarias.

Representante de uma entidade de assistência social de Porto Velho, Léo Felix enalteceu e agradeceu o espaço cedido para expor os produtos feitos à base de cerâmica. “Esses produtos comercializados vão garantir a nossa estrutura. Houve uma mudança muito grande nos estandes e a organização deste ano está muito melhor”, salientou.

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA

Celma Maria da Silva lidera uma agroindústria familiar de molhos de pimenta em Ji-Paraná

Líder de uma agroindústria familiar na linha 11 em Ji-Paraná, Maria da Silva relata que sua produção é focada em compotas e molhos de pimenta, e é a segunda vez que expõe seu material na Rondônia Rural Show. “Este ano está muito melhor que o ano passado. Estamos vendendo mais e realizando contatos com outros empreendedores”, disse.

Também de Ji-Paraná, as primas Ludimila Supriano e Nete Capetini estão comercializando polpas de frutas. O diferencial é que a produção é artesanal e não há adição de conservantes ou outras substâncias, garantindo um sabor semelhante ao da fruta. “Da laranja é difícil fazer polpa, mas nosso suco é 100% natural e dura até quatro dias no refrigerador”, explicou Ludimila. Ela e a prima Nete estão satisfeitas com a feira deste ano. Também elogiaram a organização do Pavilhão da Agricultura do Campo à Mesa, providenciado pela Seagri. “O governo está de parabéns”, elogiaram as empreendedoras.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reconhecimento dos expositores pela organização e cessão da estrutura é gratificante. “Nosso objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar e a Rondônia Rural Show Internacional é uma grande oportunidade para alavancar as vendas e formalizar as parcerias para os negócios”, evidenciou.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024

1º Dia do evento

2º Dia do evento – Parte II – Parte III


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gerson Costa e Jean Carla Costa
Fotos: Jessica Ocampo e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Região Central, Rondônia, Rondônia Rural Show Internacional 2024, RRSI, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo