Governo de Rondônia
28/04/2024

FLORADA PREMIADA

Mulheres produtoras de café de Rondônia estão entre as finalistas em concurso nacional de qualidade

21 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Mulheres produtoras de café de Rondônia estão entre as finalistas em concurso nacional de qualidade

As mulheres de Rondônia vêm ganhando destaque na produção de cafés canéforas. O Governo do Estado tem incentivado a produção por meio de distribuição de mudas clonadas, projetos como o Degusta Rondônia e o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de RondôniaConcafé, que reconhece a importância e o potencial que as mulheres têm nesse setor do Estado. A Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, juntamente com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, incentiva as mulheres rurais a produzirem café com qualidade e eficiência por meio das ações desenvolvidas.

Prova disso são as 17 mulheres produtoras de café de Rondônia que estão entre as finalistas do concurso “Florada Premiada” 2ª edição Canephora, focado exclusivamente em mulheres cafeicultoras, que reconhece o talento e a dedicação das produtoras de café em todo o Brasil. A expectativa está em alta para a revelação das vencedoras durante a Semana Internacional do Café – SIC 2023, que acontecerá de 8 a 10 de novembro, em Belo Horizonte. O Concurso “Florada Premiada” 2023 tem como objetivo destacar o importante papel das mulheres na indústria cafeeira e oferecer um reconhecimento às produtoras. Das finalistas de Rondônia, cinco são produtoras de cafés Robustas Amazônicos de terras indígenas.

A produtora ficou em 1º Lugar no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia da região do Vale do Guaporé

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o café é uma das principais commodities brasileiras e Rondônia tem se destacado cada vez mais na produção desse produto, o que impulsiona o crescimento do Estado.

A produtora Ângela Maria Coutinho Pessoa, que tem uma propriedade no município de Seringueiras, ficou em 1º Lugar no 8º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé, da região do Vale do Guaporé. A premiação aconteceu no último dia 7, em Cacoal, e a produtora está entre as classificadas do Florada Premiada. “Já fiquei feliz pelo 1º lugar no Concafé, e agora com essa classificação, meu coração se enche de orgulho de estar na final deste concurso nacional, estou confiante e seja o que Deus quiser”, comentou.

Historicamente, a produção de café sempre foi uma atividade dominada por homens, com as mulheres assumindo papéis secundários nos bastidores. No entanto, com o passar dos anos, as mulheres têm demonstrado sua capacidade e habilidade na produção de café, trazendo inovação e uma nova visão para o setor. Segundo o secretário da Seagri, este concurso é uma ótima oportunidade para as cafeicultoras mostrarem todo o talento e dedicação que estão executando durante a produção de um café de excelência. “A participação dessas produtoras mostra que Rondônia está no caminho certo para se tornar uma referência na produção de café de alta qualidade”, ressaltou.

Confira a lista das mulheres classificadas para a final do concurso “Florada Premiada” 2ª edição Canephora:

Adriana Lopes Gonçalves – Novo Horizonte do Oeste

Ângela Maria Coutinho Pessoa – Seringueiras

Celeste Paytaxayeb Suruí – Cacoal

Diná Pagoyah Suruí – Cacoal

Graziela Roepile Suruí – Cacoal

Ilma Pereira de Oliveira – Alta Floresta

Ivonete Terezinha Nedel – Nova Brasilândia

Janaína Fonseca Ferreira – Alta Floresta

Josiele Rodrigues da Silva Werneck – Cacoal

Juliana Morais do Nascimento – Alta Floresta

Lúcia Helena de Oliveira – Novo Horizonte

Maria Aparecida Barboza da Silva – Monte Negro

Maria Aparecida da Silva – Alta Floresta

Marieli Ramilo de Oliveira – Alta Floresta

Natália Mapilaor Suruí – Alta Floresta

Nicole Nedel Duarte – Nova Brasilândia

Simone Fernandes de Lima – Primavera de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Jessica Ocampo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Concursos, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Meio Ambiente, Rondônia, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo