Governo de Rondônia
28/04/2024

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Moradores do Vale do Guaporé discutem sobre segurança na fronteira e ampliação de água tratada durante audiência do PPA

24 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Plenária em São Francisco do Guaporé

Plenária em São Francisco do Guaporé

Representantes da sociedade civil organizada dos  municípios de São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Seringueiras e são Miguel do Guaporé participaram nesta segunda-feira (22) de audiência pública sobre o Plano Plurianual Participativo (PPA 2016-2019), instrumento de governo no qual são estabelecidas as diretrizes de investimentos para os próximos quatro anos.  O governo está promovendo audiências em diversos pontos do Estado para ouvir a população sobre o assunto.

Diversas sugestões e reivindicações foram apresentadas. O evento ocorreu na escola estadual de ensino médio e fundamental Campos Sales, em São Francisco do Guaporé. No local foi servido almoço para os mais de cinqüenta representantes da população nas áreas de saúde, educação, cultura, social, turismo, setor produtivo, segurança, infraestrutura e logística, desenvolvimento urbano e gestão ambiental.

Todas as propostas foram importantes, mais algumas proporcionaram mais discussão na plenária, realizada no pátio da escola após o fechamento dos 10 eixos montados para discussão.

Destacam-se entre as propostas: ampliação e expansão de projetos de água tratada; mais rampas, calçadas adequadas e corrimão nos locais públicos para acessibilidade dos portadores de deficiência; liberação de mais recursos para as escolas adquirirem material esportivo destinado à preparação de alunos atletas; contratação de profissionais capacitados para orientar idosos na prática de atividades físicas nas academias montadas em lugares públicos; construção de galerias de concreto; desmembramento do distrito de São Domingos do Forte Príncipe da Beira; construção de um prédio próprio do Ceeja na região e construção de grupamentos de Corpo de Bombeiros nos municípios.

Outras reivindicações são melhorar a fiscalização nas fronteiras com a Bolívia; melhoria na assistência técnica gratuita ao produtor; estabelecer critérios para distribuição de calcário; construção de espaço para apresentação de manifestações culturais e artísticas nos municípios; contratação urgente de médicos nas áreas de cardiologia, anestesia, ginecologia, pediatria e ortopedia, além da aquisição de mais ambulâncias e manutenção das que existem; construção da orla de Costa Marques; pavimentação da estrada do Forte e credenciamento dos barcos para o transporte de turistas.

O coordenador das audiências públicas do PPA, Natan Oliveira, ficou satisfeito com a plenária, para ele bem debatida e participativa. “Temos que apontar as nossas necessidades e anseios para que o governo nos atenda”, disse.  A próxima audiência pública será em Ji-Paraná, na quinta-feira (25).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aristides Araújo
Fotos: Aristides Araújo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Evento, Governo, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo