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05/05/2024

EDUCAÇÃO

Ministro Cid Gomes pede a secretários esforço contra indicadores negativos na educação

07 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O aumento do piso salarial dos professores, melhorias de infraestruturas nas escolas e a reestruturação do ensino integral foram os principais itens da pauta no encontro entre os secretários de estaduais de Educação e o ministro da Educação (MEC), Cid Gomes, na manhã desta terça-feira (6), em Brasília.

Ministro da Educação, Cid Gomes se reúne com todos os secretários estaduais da educação

Ministro da Educação, Cid Gomes se reúne com todos os secretários estaduais da educação

O ministro enfatizou que o seu trabalho à frente da pasta terá três principais eixos:  avaliação, metas e resultados. Gomes relembrou o lema do governo federal “Brasil, Pátria Educadora”, segundo ele, para conquistar estes objetivos será preciso de um esforço global para tirar todos os indicadores negativos da educação brasileira.
Secretária estadual da educação de Rondônia, Fatima Gaviolli

Secretária estadual da educação de Rondônia, Fatima Gaviolli

O piso salarial dos professores também foi debatido na reunião. O ministro assegurou que nesta quarta-feira (7) será anunciado seu novo percentual de aumento. Em expectativa dos presentes foi anunciado que ficaria superior à inflação. Gomes explicou ainda que a medida visa incentivar os professores na busca de melhores resultados na educação, principalmente do ensino médio.
Ideb
Na reunião também foi levantada a preocupação de secretários estaduais quanto às metas do Índice do Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb), e a responsabilidade dos Estados que já estão no seu limite de recursos e tem investido muito menos do que projetam devido a escassez de recursos.Reuniu00E3o_MEC_06_01_2015_foto_012
O ministro ressaltou que conforme o artigo 4º da lei do piso salarial, a União deve complementar os recursos do piso salarial caso o ente federativo não tenha disponibilidade orçamentária para cumprir o valor fixado. Desta forma ele comprometeu-se de proporcionar todo apoio ao aumento que será anunciado.
Cid Gomes disse ainda que os Estados devem repassar integralmente a responsabilidade do ensino fundamental às prefeituras. “A prioridade para os Estados é o ensino médio”, definiu.
A secretária de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Fátima Gaviolli, falou sobre a Escola Abaitará de Pimenta Bueno que é voltada à prática agrícola, e o Colégio Tiradentes de Jaci Paraná que tem um modelo militar e trabalha com música. A secretária falou também sobre a Escola Anísio Teixeira de Porto Velho que trabalha com foco na questão de códigos e sinais, principalmente na língua estrangeira e tem parceria com o Senai.
Reuniu00E3o_MEC_06_01_2015_foto_038
O ministro da Educação ressaltou que a escola de ensino médio deve sair do tradicionalismo e oferecer um padrão diferenciado de design, com salas de música, pátio, sala de ballet, prática desportiva atuante entre outras. “Se a escola não pode atender todas estas áreas, que sejam criadas escolas polo, onde o aluno possa buscar lá as atividades que mais o interessam”, afirmou. Reuniu00E3o_MEC_06_01_2015_foto_017 (1)
Ao final Cid Gomes ressaltou que o importante aumento no piso dos professores será fundamental para que seja implementada uma política de resultados aos alunos. Ele fará uma série de visitas a Estados que como Rondônia tem crescido no Ideb. O primeiro Estado será Pernambuco e o ministro segue para Rondônia provavelmente em junho. Dez Estados receberão um socorro urgente devido aos piores resultados no Brasil.
Fátima Gaviolli salientou que o fato de Rondônia não estar neste grupo é fruto de um trabalho sério da gestão governador Confúcio Moura nestes primeiros quatro anos de mandato. A Secretária ressaltou ainda que seu compromisso segue a meta do governo que é resgatar os jovens de 14 a 17 anos que estão nas ruas. “Conforme já falou o governador, vamos tornar Rondônia uma referência em educação da Região Norte”, pontuou.

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Fonte
Texto: Alex Nunes - Sibra
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Sociedade


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