26/04/2024

CAMINHÃO E PÁ CARREGADEIRA

Maquinários entregues irão reforçar ações municipalistas e agricultura familiar no distrito de Nova Samuel, em Candeias do Jamari

23 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Os veículos foram adquiridos por meio do Programa “Calha Norte” do Ministério da Defesa

Na quarta-feira (22), o distrito de Nova Samuel, que fica cerca de 45 quilômetros de Candeias do Jamari, foi mais um dos beneficiados pelas ações municipalistas do Governo de Rondônia, com a entrega de um caminhão caçamba para reforçar a agricultura familiar e outras necessidades da região como: serviços de abertura, recuperação e conservação de estradas vicinais, facilitando a trafegabilidade para o escoamento da produção rural.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a entrega dos maquinários ao distrito fortalece as ações realizadas para a agricultura. “Anos atrás, ter um Governo atuante em distritos como Nova Samuel, era praticamente impossível. Sabemos das necessidades dos moradores dessa região e quão importante é ter equipamentos que gerem renda para essa comunidade. Essa entrega só foi possível graças aos laços que têm sido estreitados com a prefeitura de Candeias. É nessa parceria que conseguimos reconhecer, alinhar e solucionar parte do que essas pessoas precisam. Passo a passo, vamos chegar onde queremos”, destacou Marcos Rocha.

Caminhão caçamba vai reforçar agricultura familiar na região

O investimento foi de R$ 373.142,10 (trezentos e setenta e três mil, cento e quarenta e dois reais e dez centavos), recurso do Programa “Calha Norte” do Ministério da Defesa. Além do caminhão, foi entregue à comunidade uma pá carregadeira, adquirida com recursos de emenda de Bancada Federal, com indicação de emenda parlamentar do deputado federal Lúcio Mosquini,

Na oportunidade, o governador também agradeceu à Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, que trabalhou rapidamente para a aquisição destes veículos, além da contrapartida de emenda parlamentar para a entrega da pá carregadeira. “Fico muito feliz com a agilidade e o trabalho para a aquisição destes equipamentos. São recursos para nossa gente, nosso povo”, destacou.

GOVERNO PRESENTE

No distrito de Nova Samuel vivem mais de duas mil famílias distribuídas nas 16 linhas; as fontes econômicas que mais se destacam na localidade são: a pecuária, com a criação de gado de corte e leiteiro e o setor madeireiro.

Moradores participam da entrega e debatem novas ações para o distrito Nova Samuel

“Moro aqui há mais de 20 anos, e nunca vi a presença do Governo de Rondônia desta forma. Fico muito feliz que agora estamos sendo assistidos e pela parceria com o município, que tem possibilitado a entrega dos maquinários. Tenho certeza que logo receberemos os frutos deste trabalho”, relatou o administrador do distrito, Edson Correa.

O produtor rural, Luiz Carlos, comentou as dificuldades que os novos equipamentos irão resolver. “No inverno, mesmo com a ajuda do nosso administrador, a falta de maquinários torna o trabalho de todo mundo mais difícil. Esses novos veículos vão ajudar muito. Agradeço muito ao Governo do Estado e à prefeitura por esse apoio”.

PARCERIA

O prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Gomes ressaltou a parceria na execução das ações que aproximam Estado e município, uma das prioridades do Governo de Rondônia por meio das ações municipalistas.

“Hoje, Nova Samuel é o maior distrito do município de Candeias, que por anos foi desassistido pelos poderes públicos anteriores. Agora vemos a forte presença do Poder Executivo e Congresso Nacional que tem alcançado diversas famílias. São presentes para a nossa comunidade, como a estadualização das nossas principais linhas, além da aquisição destes maquinários. Pode parecer pouco, mas é muito, e ainda será feito mais”, salientou o prefeito.

“Com esse alinhamento, vemos o braço do Executivo Estadual no município. As pessoas vivem nos municípios, que precisam da estrada, dos equipamentos. Esse é o fruto da união das nossas ações”, acrescentou o deputado federal Lúcio Mosquini.

CALHA NORTE

O caminhão caçamba faz parte do conjunto de 43 maquinários entregues dia 15 de junho pelo Governo de Rondônia, por meio do programa federal “Calha Norte”, para atender 42 municípios. O investimento total dos maquinários é de R$ 37,2 mi (trinta e sete milhões e duzentos mil reais) destinado pela Bancada Federal, sendo 33 caçambas (caminhões basculantes) e dez caminhões-pipa.

Texto: João Antônio Alves
Fotos: Ésio Mendes

Agricultura, Distritos, Economia, Evento, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Servidores, Sociedade