Governo de Rondônia
19/04/2024

RONDÔNIA RURAL SHOW

Maloca com produção indígena, espaço kids e competição de pets são novidades na Rondônia Rural Show

25 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A estrutura de uma habitação indígena está disponível para visitação na Rondônia Rural Show

Uma maloca para valorização da cultura e das produções indígenas foi construída na área mais verde do Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, área central do estado de Rondônia, e faz parte dos atrativos inéditos da 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, a maior Feira de agronegócio da região Norte do país, que acontece até sábado (27), com entrada gratuita ao público. Quem passa pelo local faz questão de registrar a visita e conferir de perto a estrutura de uma habitação indígena.

A Feira também possui, pela primeira vez, um ambiente especial para as crianças e um espaço para animais domésticos, além de diversas tecnologias sustentáveis. As novidades fazem parte de uma construção coletiva do Governo de Rondônia e da população, inclusive o tema da Feira ‘‘Tecnologias Sustentáveis’’ foi um pedido dos produtores rurais, o que resultou em 24 vitrines tecnológicas, com as melhores práticas sustentáveis, onde o público pode conhecê-las por meio de visitas guiadas. Uma nascente foi recuperada no local e também faz parte do circuito de visitação. Além disso, ruas foram asfaltadas, a avenida principal ganhou sombrite, em que é possível recarregar os celulares com energia solar na praça principal, e há bebedouros espalhados pela Feira.

Público pode conhecer melhor a cultura indígena e adquirir artesanatos

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, as novidades fazem parte da proposta do Governo em tornar a Feira ainda mais acolhedora aos visitantes. ‘‘O Governo de Rondônia busca proporcionar ao público, um ambiente mais confortável, para que possam conhecer as produções que despontam no cenário nacional, as melhores práticas em sustentabilidade; trocar experiências; adquirir conhecimento, e fazer bons negócios’’, apontou.

O secretário da Seagri, Luiz Paulo destacou que ouvir a população, é o ponto essencial para o aperfeiçoamento do evento e que essa foi uma direção do governador à Seagri, com o objetivo de desenvolver políticas públicas propostas pela população. “Na nona edição da Feira, foi feito uma pesquisa com o público e expositores para saber deles; sugestões para a próxima edição. Foi assim que sugiram as novidades, como o asfaltamento da avenida principal, sombreamento e nebulizadores para refrescar o ambiente,  e os bebedouros”, ressaltou.

INDÍGENA

A presença indígena na Rondônia Rural Show Internacional ganhou destaque especial nesta edição. A maloca, localizada na área das Vitrines Tecnológicas, é sucesso de visitação. No local, o público pode conhecer melhor a cultura indígena e adquirir artesanatos; açaí; castanhas; óleo de copaíba; inhame; batata e mamão. Estão presentes na maloca, as etnias Gavião, Arara, Tupari, Aruá, Oro Waram; e Oro Mon.

O cacique da etnia Gavião, Heliton Gavião falou com orgulho e alegria acerca da construção da habitação indígena, na Feira. ‘‘Pela primeira vez temos um lugar próprio na Rondônia Rural Show, e isso é muito importante para valorizar a nossa cultura e também o que estamos produzindo em nossos territórios, contribuindo com o desenvolvimento do Estado’’, exaltou.

A Feira conta com um ambiente especial para as crianças

O público está contente com a novidade. “Ficou muito bonita, eu nunca tinha visto uma maloca pessoalmente. Tem uma flecha do meu tamanho, achei incrível. O trabalho que eles fazem com palha de coco é perfeito”, ressaltou a secretária de uma fazenda local, Ludmila Inocêncio. “É algo muito bom, pois muitos até conhecem a história dos indígenas, mas nunca tiveram acesso a essa experiência de poder conhecer o trabalho que eles fazem”, completou o motorista Lucas Pereira.

No local também há roupas para comercializar. Segundo Shiley Arara, elas fazem parte da primeira grife indígena de Rondônia, que será lançada oficialmente durante a Rondônia Rural Show, na próxima sexta-feira (26). ‘‘É uma grife do povo Arara do município de Ji-Paraná, onde são trabalhadas pinturas em grafismo em roupas femininas, masculinas e infantis. É um trabalho realizado pelas mulheres indígenas para trazer rentabilidade”, assegurou.

ESPAÇO KID

Outra novidade desta edição é o Espaço Kid, uma diversão para as crianças com balanços e escorregadores. O pedreiro Anderson Pimenta levou os filhos para brincarem no local. “É muito bom ter esse espaço às crianças brincarem e também para os pais poderem relaxar um pouco. Estou admirado com cada uma das novidades da Feira”, comentou.

A estrutura montada para as crianças brincarem é de uma empresa do distrito do Riozinho, em Cacoal, que, além de proporcionar lazer ao público infantil, também faz exposição para comercialização.

O diretor comercial e de marketing da empresa, Lucas Carvalho destacou a organização da Feira e a importância da valorização do que é produzido em Rondônia. “Esses parques já estão presentes em vários municípios de Rondônia, e aqui está sendo bastante procurado, e é uma grande oportunidade de bons negócios”, afirmou.

ESPAÇO PET

No Espaço Pet, outro atrativo inédito da Rondônia Rural Show 2023, acontecem as apresentações de Agility, que consiste em percorrer um circuito pré-definido; Mondioring, que são exercícios de salto, obediência e proteção; e exposição de beleza de cães de raça.

Várias opções para se alimentar e degustar a gastronomia regional

Também acontecem orientações sobre o bem-estar e saúde de cães, cadastro de pedigree inicial, castração gratuita, e exposição de produtos do mundo pet. A Feira Pet é uma iniciativa que ocorre por meio da parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia – CRMV/RO.

PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO

O público que estiver visitando a Rondônia Rural Show, ainda tem várias opções para se alimentar e degustar as novidades da gastronomia regional, no local. Nesta edição foram montadas quatro praças de alimentação: (1) Comida brasileira, (2) Carnes de Rondônia, (3) Tambaqui de Rondônia e (4) Food Truck.

A segurança do público é feita por meio de videomonitoramento e uma unidade de pronto atendimento em saúde está à disposição dos visitantes que precisarem de cuidados médicos de emergência.

Para saber a programação completa, acesse o site oficial do evento: https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/ 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo