Governo de Rondônia
19/04/2024

HABITAÇÃO

Mais 704 famílias recebem orientações para assumir imóveis no Residencial Orgulho do Madeira

24 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Cerca de 2 mil pessoas participaram da cerimônia de entrega nas chaves das unidades

Todos podem participar das reuniões que esclarecem o funcionamento do condomínio

Mais 704 famílias de ex-moradores de áreas de risco, coabitação e casas improvisadas começaram a participar de reuniões setoriais, nas quadras do Residencial Orgulho do Madeira, construído em Porto Velho pelo Programa Morada Nova em parceria com o Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

Na segunda quinzena de março elas assumirão seus imóveis, que ficam na zona Leste da capital, ao lado do bairro Socialista.

Agora, o Banco do Brasil convocará os titulares dos novos apartamentos para a assinatura dos contratos, anunciou nesta quarta-feira (24) o coordenador de Habitação da Secretaria Estadual de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), José Carlos Gadelha.

A assinatura dos contratos entre beneficiários e o banco é a última providência antes da entrega dos imóveis.

Das quatro mil famílias que irão morar nesse novo bairro, 2.320 ainda desconhecem quais as regras a serem obedecidas e que direitos têm a partir do momento de sua inserção no condomínio.

O fato de perderem a identidade anterior para ocupar o espaço urbano na capital rondoniense exige trabalho redobrado da Seas. Assim, a equipe de pedagogos e assistentes sociais organiza o atendimento para as famílias em três fases.

TIRA DÚVIDAS

As explicações são feitas por funcionários da empresa de consultoria MP, acompanhados da equipe da Seas.

Às 15h e 19h, as reuniões atenderão às famílias em duas etapas, conforme a pedagoga da Seas, Maria Lúcia Aires Pinto. “Essas reuniões esclarecem, tiram dúvidas, ensinam a boa convivência e buscam a dignidade esperada por todos”, comentou.

Segundo Maria Lúcia, as famílias aprendem a viver de um modo ao qual antes não eram habituadas, respeitando a divisão de espaço, pagando taxa de condomínio e, ao mesmo tempo, garantindo acesso aos direitos sociais.

“Antes, o espaço do qual elas dispunham era maior, daí a necessidade de se adequarem ao novo jeito de morar, e precisamos mostrar-lhes a importância desse novo lar, do qual se espera que elas gostem e nele vivam o maior tempo possível”, explicou.

O que é o condomínio e como funciona, papel do síndico e sua eleição, cobrança das contas de energia elétrica e água, uso de quadras e parques e do bosque, ensino, saúde e segurança – constituem a pauta das reuniões, nas quais as pessoas também tiram dúvidas.

Já receberam orientações 976 famílias que se mudaram para o residencial em dezembro de 2015. As daquele período e as que entrarão em março fazem parte da primeira etapa do programa habitacional.

Por considerar essencial ao desenvolvimento do novo bairro, o governo estadual criou um grupo de trabalho que promoverá outras reuniões. Segundo o coordenador José Gadelha, nesse âmbito são debatidas soluções de problemas que extrapolam o temário explicado e debatido com inquilinos do condomínio.

Da primeira reunião, sexta-feira próxima (26), às 9h, participarão representantes do Gabinete do Governador, da Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom), do Departamento de Estrada de Rodagem, Infraestrutura e Serviços (DER) e da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

Saiba mais:
Definido plano de policiamento para o Orgulho do Madeira
Famílias começam a se mudar para o Residencial Orgulho do Madeira


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Convênios, Educação, Empresas, Evento, Governo, Habitação, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Polícia, Previdência, Rondônia, Saneamento, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo